O que significa quando uma pessoa encara muito ao conversar, de acordo com a psicologia?
O contato visual intenso pode revelar emoções, intenções e dinâmicas de poder, variando conforme o contexto e a relação entre as pessoas
Durante uma conversa, nem sempre o que é dito é o que mais chama atenção, mas a forma como a outra pessoa se comporta. O contato visual, por exemplo, pode transmitir interesse, confiança ou até gerar certo desconforto quando acontece de forma intensa.
Mas afinal, o que significa quando alguém encara demais ao falar? Entenda o que a psicologia pode interpretar desse comportamento.
Saiba mais: O que significa não conseguir esquecer alguém do passado, segundo a psicologia?
O que significa encarar muito ao conversar?
Segundo a psicóloga Denise Milk, o contato visual é um dos sinais mais potentes de presença emocional ou de intenção relacional e pode ter diferentes significados, dependendo do contexto da conversa.
"Quando ele se prolonga, pode comunicar interesse, engajamento e atenção genuína — mas também pode sinalizar tentativa de controle, imposição ou tensão, dependendo do contexto", explica.
Em ambientes corporativos, esse comportamento pode ser interpretado como assertividade e autoridade, especialmente em posições de liderança. No entanto, Milk destaca que, nesses casos, o gesto precisa vir acompanhado de escuta ativa, expressão facial adequada e abertura relacional, já que, do contrário, pode gerar desconforto e ser percebido como uma forma de pressão silenciosa.
"Em liderança, contato visual eficaz não é sobre intensidade, é sobre qualidade de presença. Um líder maduro sustenta o olhar para conectar, não para intimidar", afirma.
...
Veja também
O que significa quando uma pessoa encara muito ao conversar, de acordo com a psicologia?
O que significa não conseguir esquecer alguém do passado, segundo a psicologia?