Nem ioga, nem caminhada: o esporte que mais reduz a ansiedade envolve mente e corpo
Um especialista na prática explica a melhor maneira de começar, e dessa vez não é em casa.
A ideia de que o exercício físico é uma das melhores formas de combater a ansiedade já é de conhecimento geral. Diversos estudos mostram que a atividade física está inversamente relacionada aos sintomas e ao aparecimento de transtornos de ansiedade.
Em outras palavras, manter um bom nível de atividade física pode funcionar como fator de proteção, enquanto levar um estilo de vida sedentário aumenta o risco de desenvolver ansiedade. Mas se você tivesse que escolher apenas uma modalidade, uma nova meta-análise deixa claro: o Pilates é a melhor opção para mulheres.
Leia mais: Pilates de parede: veja benefícios da prática que é febre no TikTok
Pilates, um aliado contra a ansiedade para mulheres
O que a meta-análise confirma é que o Pilates é a prática mente-corpo que alcança os melhores resultados na redução da ansiedade em mulheres. Exercício físico "mente-corpo" é qualquer forma de movimento que combine três elementos: foco mental, respiração controlada e atividade corporal.
Essas práticas melhoram a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a saúde mental. Ioga, tai chi chuan e Pilates são exemplos que já demonstraram inúmeros benefícios na redução do estresse. Esta meta-análise mostra que exercícios prolongados de mente-corpo, realizados por mais de 60 minutos, promovem uma redução significativa da ansiedade.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos
O que significa quando a pessoa sempre se endivida no cartão de crédito?
Nem ioga, nem caminhada: o esporte que mais reduz a ansiedade envolve mente e corpo