Nem dieta, nem exercícios: o que pode estar atrapalhando a sua perda de peso é outra coisa
Desequilíbrios internos podem dificultar o emagrecimento, mesmo com hábitos saudáveis
O emagrecimento é um processo complexo que envolve uma combinação de fatores, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios e hábitos saudáveis consistentes. Mas mesmo seguindo tudo à risca, algumas pessoas ainda podem enfrentar dificuldades para ver resultados na balança.
Isso porque existe um elemento que, quando negligenciado, pode comprometer todos os seus esforços: o sono. Entenda como a qualidade do descanso influencia diretamente o metabolismo, o apetite e a queima de gordura.
Saiba mais: Para emagrecer de vez, você deve aderir a essas 7 práticas noturnas
Qual a importância do sono para o emagrecimento?
O sono é essencial para o funcionamento de funções físicas e hormonais do organismo. Quando não descansamos o suficiente, o corpo produz mais grelina (hormônio da fome) e menos leptina (hormônio da saciedade), o que pode favorecer o ganho de peso, mesmo em pessoas que mantêm uma alimentação equilibrada e praticam exercícios regularmente.
De acordo com Maria Lorrane Conde, nutricionista do AfroSaúde, um dos fatores que pode prejudicar a qualidade do descanso é a exposição excessiva as telas antes de dormir, que interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono.
...
Veja também
Insônia: o que é, sintomas, causas e o que fazer
Dificuldade para dormir: causas e o que fazer
Esse hábito simples que você faz sem notar pode te ajudar a eliminar gordura, segundo a ciência