PUBLICIDADE

Tédio faz bem para o desenvolvimento das crianças, diz especialista

Rotina cheia de atividades na infância pode causar ansiedade e estresse na vida adulta

9 jan 2014 - 08h17
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo especialista, os momentos de tédio podem ajudar no preparo da criança para a vida adulta</p>
Segundo especialista, os momentos de tédio podem ajudar no preparo da criança para a vida adulta
Foto: Getty Images

O tédio não é uma coisa tão ruim para as crianças e pode, inclusive, prepará-las para momentos enfadonhos na vida adulta. As que levam uma rotina recheada de atividades extracurriculares, ao contrário, podem ter o desenvolvimento prejudicado e se tornarem jovens ansiosos.  As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

O alerta foi feito por Julie Robinson, líder de uma escola preparatória, educadora e diretora da Independent Association of Prep Schools (IAPS). Ela afirma que é preciso tempo para reflexão, calma e meditação. “É muito fácil os pais serem sugados por uma ocupação competitiva, garantindo que as crianças estão constantemente ocupadas e estimuladas”, disse à revista IAPS.

Segundo a especialista, os pais não devem ter medo do tédio. “Momentos quietos são tão importantes quanto os de atividade."

Julie reforça ainda que é preciso estar atento quanto aos passatempos digitais. “Os computadores são um fato excitante da vida agora, mas o desenvolvimento humano segue um padrão de fases e estágios que não mudou por conta da revolução digital”, afirma, lembrando da importância dos jogos táteis e de movimento para o desenvolvimento da destreza.

Além disso, é por meio de novos amigos e sofrimentos com ocasionais indelicadezas é que as crianças passam a compreender os motivos dos outros e as ferramentas de comunicação. “Estas habilidades são o que os futuros empregadores vão procurar”, observa.

Às mães, ela recomenda que planejem espaço e tempo para os filhos “para que possam desenvolver a independência e assumir riscos”. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade