Sobremesas viram esculturas artísticas em campeonato na França
Culinária é arte. E não há como negar depois de ver as sobremesas feitas por profissionais durante o Campeonato Mundial de Confeitaria em Lyon, na França. Participaram da disputa equipes de 22 países e, nesta terça-feira, o time francês saiu vitorioso e ainda confirmou a tradição do país em se destacar na gastronomia internacional.
» Veja mais fotos
» Chat: tecle sobre o assunto
No combate, as "armas" utilizadas foram espátulas, panelas, aerógrafos (pistolas usadas em pinturas, inclusive de carros) e até secadores de cabelo. Os competidores tinham como desafio preparar três sobremesas, sendo uma de chocolate, outra de glacê e a terceira de sorvete.
A criatividade dos participantes, no entanto, não se limitou a doces de dar água na boca e de encher os olhos. Eles fizeram também esculturas em gelo, açúcar e chocolate.
O júri teve a difícil tarefa de eleger as mais saborosas sobremesas, levando ainda em conta a beleza dos pratos. A mesa julgadora era composta nada menos que por um brasileiro, o chef Dario Nazareth Vianna, e mais outros dois membros: o argentino Jose Luis Godoy e o espanhol Raphael Tugues.