4 eventos ao vivo

Drinque de Sex and The City vira a bebida da mulher moderna

8 mar 2009
22h32
atualizado às 23h08

Carlos Alberto Barbosa

Carrie Bradshaw adora discutir seus dilemas com uma taça do Cosmopolitan
Carrie Bradshaw adora discutir seus dilemas com uma taça do Cosmopolitan
Foto: Reprodução




Será que Sarah Jessica Parker e seus Cosmopolitans são as referências contemporâneas para mulheres e bebida? Talvez, para muitas mulheres fãs de

Sex and the City

, a personagem Carrie Bradshaw e seu drinque predileto - o que a acompanha em suas indagações sobre os dilemas femininos - sejam de fato a combinação perfeita.



» Chat: tecle sobre o assunto

Não é à toa que o Cosmopolitan voltou a atuar na cena dos bares das grandes cidades. Do famoso seriado americano para o consumo entre as mais antenadas foi um pulo, ou melhor, um clique no controle remoto. Vale lembrar, porém, que o coquetel não é tão contemporâneo quanto à série ou à Carrie.



Na verdade, a mistura de vodka citron, cointreau e suco de limão e cranberry surgiu nos anos 60 e pouco tem a ver especificamente com a preferência feminina. Duas campanhas de marketing, de diferentes produtos - e separadas por duas décadas - estão ligadas à história da bebida.

Nos Estados Unidos, uma empresa de sucos promoveu um concurso de coquetéis para alavancar vendas de seu suco de groselha. Um dos coquetéis apresentados chamava-se Harpoon e era elaborado com vodka, suco de groselha e um toque de suco de limão. Mais tarde, nos anos 80, durante os testes de mercado de uma vodka citron, o bartender Cheryl Cook decidiu experimentar e trocou a vodka tradicional pela citron, acrescentando ainda cointreau à receita. O ousado Cook batizou seu invento de Cosmopolitan.

Histórias e preferências à parte, fãs ou não de Sarah Jessica Parker e de Sex and The City, vale a pena experimentar esse coquetel considerado essencial por alguns especialistas e com um toque doce que agrada à maioria dos paladares femininos.

Cosmopolitan
Ingredientes:
-40 ml de vodka citron
-15 ml de cointreau
-15 ml de suco de limão
-30 ml de suco de cranberry (ou groselha)
Como fazer: Bata os ingredientes na coqueteleira, com pedras de gelo. Depois, coe em uma taça gelada e decore com casca ou fatia de limão para servir.

Fonte: Especial para Terra
publicidade