PUBLICIDADE

Confira 7 benefícios que trabalhar fora traz às mães

25 ago 2012 - 17h09
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo recente, feito pela American Psychological Association, concluiu que mães que trabalham em período integral são mais felizes e saudáveis do que as que não trabalham. Baseado na pesquisa, o site Your Tango listou 7 benefícios que a um emprego pode trazer para as mamães e suas famílias:

Trabalhar fora ajuda a mulher a manter sua identidade própria
Trabalhar fora ajuda a mulher a manter sua identidade própria
Foto: Getty Images
1. Realização pessoal
Após a maternidade, é normal que a maioria das mulheres deixe paixões, talentos e objetivos de lado. No entanto, essa atitude pode fazer com que ela se sinta insatisfeita e até ressentida. 
 
2. Controle financeiro
Por também contribuir financeiramente para o funcionamento da casa, a mãe que trabalha não fica dependente apenas dos ganhos do marido. Além disso, o fato de ter um salário e participar da vida financeira da família faz a mulher se sentir confiante, apta a tomar decisões sobre dinheiro e acaba com a culpa por estar gastando os ganhos de outra pessoa. 
 
3. Identidade própria
Ser mãe não deve fazer com que as mulheres abandonem suas identidades próprias, mas é comum que isso aconteça. Trabalhar fora permite e até exige que ela mantenha sua identidade. Essa atitude é importante até para a criança que, conforme cresce, descobre que é um ser humano independente da mãe. Além disso, mulheres que não têm sua própria identidade podem encontrar problemas na hora de deixar seus filhos crescerem e serem independentes. 
 
4. Vida social
Mesmo que ser mãe signifique ter dias cheios e uma companhia constante, muitas mulheres se sentem sozinhas e isoladas. Afinal, a maternidade traz muitas mudanças e manter o contato com amigos se torna um verdadeiro desafio. Trabalhar em tempo integral garante que a mulher tenha a oportunidade de constuir e manter conexões sociais com adultos. Pode parecer simples, mas, para algumas mães, essa atitude ajuda a mantê-las sãs.
 
5. Independência
Ter um emprego pode fazer com que a mulher se sinta no controle de sua vida. Ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição do marido, ela sabe que não depende dele para viver. E essa sensação de auto-suficiência é importante para a autoestima de uma mãe.
 
6. Pai e marido mais dedicado
Uma das maiores vantagens de trabalhar fora é que a ausência da mulher em alguns momentos vai ajudar o homem a se tornar um pai e marido mais dedicado. Com a jornada dupla da mãe, o pai participa mais da rotina da criança e cria novos vínculos com os filhos. 
 
7. Exemplo para os filhos
Trabalhar fora dá às mulheres a oportunidade de ser um exemplo completo para seus filhos, afinal ela pode ensiná-los muito sobre prioridades, decisões e sacrifícios. Filhos de mães que trabalham em tempo integral aprendem mais cedo que há recompensas para quem trabalha duro, como férias em família, melhores estudos, prática de esportes e outras atividades, entre outros benefícios.
 
 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade