Bebês 'roqueiros' ganham roupas e CDs de bandas
Bebês e crianças pedem roupas ou objetos delicados, em tons pastel, com personagens fofos como ursinhos e outras figuras simpáticas? Nem sempre. Recém-nascidos e outros pequenos podem ter peças cheias de atitude no guarda-roupa e demais objetos geralmente não associados a essa fase da vida, como CDs de rock em versão canção de ninar.
» Confira os presentes que os pais, fãs de rock, adoram![]()
» Chat: tecle sobre o assunto
Claro que a escolha passa longe do crivo dos pequeninos e fica a cargo dos pais, geralmente fãs de rock ou de ícones pop, como pintores. "A maioria dos clientes são pais jovens. Mas também tem muita vovó que compra para os netos", diz Renata Grinberg, proprietária da marca Q-Vizu.
A linha infantil da Q-Vizu foi lançada após seis meses de criação da marca, em 2004. "Sempre quisemos ter uma linha para crianças, mas todos, até empresas do ramo, não nos incentivavam, pois uma confecção infantil precisa ter produtos de tamanhos muito diversificados, bem diferente das roupas para adultos", conta Renata.
A linha, porém, foi criada, e o resultado são coleções de sucesso usadas até por filhos de famosos como Joaquim, de Angélica e Luciano Huck, e David, filho de Claudia Leitte. Além de bodies e camisetas inspirados no universo do rock, a Q-Vizu aposta em peças com humor. "As estampas com frases de duplo sentido, principalmente as mais 'pesadas' são muito procuradas", diz Renata.
Também em 2004, as sócias Ana Carolina Pinheiro e Roberta Vasconcelos perceberam que não havia oferta de peças diferenciadas para crianças e abriram a marca carioca Minihumanos. A grife traduz para o universo infantil ícones normalmente usados em roupas para adultos, tirados do universo do rock, literatura de cordel, temas ligados à cultura oriental e artes plásticas.
A escolha dos temas parte do gosto pessoal das empresárias e do terceiro sócio, Vinícius Panisse. A confecção atende de recém-nascidos até crianças de 10 anos, além dos pais, para que eles e filhos possam ter roupas iguais.
De pai para filho
O designer gráfico Guilherme Borba Berlinck e seu filho André, hoje com dois anos e meio, já foram a uma festa usando camiseta com imagens da banda Kiss. "Era uma camiseta Hering branca que um primo mandou estampar com uma das capas de discos da banda", conta.
Fã de rock e, especialmente, do Kiss, o designer tem camisetas de bandas desde a adolescência. "Quando meu filho nasceu, ganhei uma inspirada na banda Kiss, que trazia uma imagem estilizada, mais singela, do guitarrista e vocalista Gene Simmons e a frase Kiss Me. Mas é algo para fazer graça, não quero introduzir isso na vida dele", garante.
Lojas virtuais
Uma das pioneiras em apostar no segmento foi a loja americana Hot Topic, que abriu a primeira loja na Califórnia em 1988 e oferece peças de roupas inspiradas no estilo de diversos segmentos do rock. Vende para o Brasil pela loja virtual www.hottopic.com.
Com o slogan "Você pode não ser cool, mas seu bebê pode", a marca Baby Wit oferece roupas para bebês, muitas feitas com algodão orgânico e confeccionadas em fábricas sustentáveis, com estampas sem substâncias tóxicas, pois as tintas são à base de água. A marca foi criada em 2003 pela dona de casa Andrea Frost que queria roupas diferenciadas para seus filhos. É possível comprar peças da marca aqui no Brasil pelo endereço www.babywit.com.br.
A loja virtual Hell T-Shirt (www.tshirthell.com) oferece uma linha chamada baby Hell com camisetas de frases impublicáveis. Conhecida por dizeres politicamente incorretos, é a opção mais radical. As peças são entregues no Brasil.
Trilha sonora
Quem quiser transformar o filho em um minirroqueiro de verdade pode investir também nos CDs da série Rockabye Baby. O selo Baby Rock Records começou a lançar em 2006 CDs com versões de ninar de músicas de bandas e cantores consagrados. Beatles, Bob Marley, ACDC, The Cure, U2, Bjork, Green Day, Pixies, Coldplay são alguns dos nomes que podem ser encontrados. No Brasil, os CDs podem ser encomendados nas principais lojas virtuais do segmento. O bebê Rafael, de três meses, já começou sua coleção ganhando quatro volumes da série. "Queria músicas que pudessem ser ouvidas por toda a família", diz o pai, o jornalista Eduardo Callamari.
Onde encontrar:
Q-Vizu - Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienopólis,698, loja 429, São Paulo. Tel.: (11) 3661-4437. www.qvizu.com.br.
Minihumanos - Rua Fradique Coutinho, 1792 - Vila Madalena, São Paulo. Tel: (11) 3628-6070. Loja virtual com entrega em todo o país no site www.minihumanos.com.br, que também publica as lojas multimarcas que revendem as peças no Brasil.
Banca de Camisetas - Alameda Franca, 1104, Jardins, São Paulo. Tel: (11) 3081-5210. Lojas também nas cidades Campinas, Maceió, Fortaleza, Natal.
Loja virtual com entrega em todo o país nos sites
www.bancadecamisetas.com.br
www.hottopic.com
www.tshirthell.com
www.babywit.com
www.rockabyebaby.com