PUBLICIDADE

Mulheres cariocas se consideram diferentes: 'temos borogodó'

No Fashion Rio, as cariocas dizem que têm "mais simpatia e um sorriso diferente", mas as mulheres de outros estados discordam

11 abr 2014 16h03
ver comentários
Publicidade
Foto: Luciana Monteiro / Especial para Terra

Não é a roupa que elas vestem, nem a maquiagem que usam. Na opinião do público que compareceu ao Fashion Rio, que termina nesta sexta-feira (11), as cariocas se destacam em relação às mulheres de outros Estados por causa do charme e do "borogodó". Sim, elas vestem roupas mais despojadas e menos formais, mas é o jeito de ser que difere as cariocas das demais, dizem as fashionistas. "Nós temos mais simpatia e um sorriso diferente", diz a carioca Camila Coutinho, de 15 anos.

A produtora de eventos Val Lustres, de 39 anos, faz coro. "Temos borogodó. Beleza não é só aparecer bem na foto. O Rio tem esse clima de praia e por isso somos mais despojadas", afirmou Val. Mas, nos corredores da área de convívio do Fashion Rio, também havia belas mulheres de outros Estados e que colocaram pimenta na discussão. "O pessoal de Santa Catarina é mais bonito, tem descendência europeia", disse a representante comercial Fernanda Barbieri, de 36 anos, de Santa Catarina.

A estudante de moda Maria Eduarda Lemos, de 19 anos, carioca, afirma que as roupas das cariocas são diferentes. "Usamos roupas mais leves, mais soltas. É uma roupa mais natural", afirma. Para a curitibana Izabel Gama, de 18 anos, filha de cariocas, as mulheres do Rio são mais espontâneas. "As mulheres de outros Estados são mais travadas, mais fechadas, e isso influencia na beleza", afirma Izabel.

Para algumas fashionistas, o fato de as cariocas não usarem tanta maquiagem, como as mulheres de outros Estados, é positivo. "Para ser bonita e ter charme, não precisa essa maquiagem toda que as pessoas de Minas Gerais e de São Paulo usam", diz a a estudante carioca de administração Ana Beatriz Oliveira, de 21 anos.

A também estudante de administração Bruna Gava, de 21 anos, fala sobre suas preferências de roupas, como boa carioca que é. "Usamos mais chinelos, mais shorts e abusamos das estampas", diz Bruna. segundo a estudante carioca Jéssica Castro, de 20 anos, quando vai a outros Estados, percebe logo um choque em relação a como as mulheres se vestem. "Quando vou a um shopping em São Paulo, tenho que me arrumar mais. Aqui uso um short e um chinelo e está ótimo", diz Jéssica.

Terra transmite desfiles do Fashion Rio
Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de verão 2014/2015 do Fashion Rio, entre 8 e 11 de abril. A transmissão será direto da Marina da Glória, na capital fluminense, e estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. 

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/fashion-rio/transparencias/" href="http://moda.terra.com.br/fashion-rio/transparencias/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade