PUBLICIDADE

Gravidez pode envelhecer células em 11 anos, mostra estudo

Segundo estudos, a gravidez envelhece as células de maneira mais rápida que o tabagismo e a obesidade

25 jul 2018 - 17h21
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

maternidade pode proporcionar as mais variadas experiências na vida de uma mulher. Os desafios de ser mãe são diversos, e alteram a pessoa em âmbito físico e psicológico. Contudo, um estudo realizado pela Universidade George Mason revela impactos ainda mais profundos advindos da gestação: ela pode envelhecer as células da mulher em até 11 anos.

Duas mil mulheres nos Estados Unidos tiveram o DNA coletado para a pesquisa. Os resultados revelaram que aquelas que tiveram filhos, sofreram com alterações genéticas que iniciaram um processo de envelhecimento precoce em suas células.

Estudo aponta que a gravidez pode aumentar o envelhecimento celular
Estudo aponta que a gravidez pode aumentar o envelhecimento celular
Foto: Ruslan Dashinsky / iStock

Como o estudo foi feito

A epidemiologista Anna Pollack, autora do estudo, analisou dados do National Health and Nutrition Examination (NHANES), órgão responsável por acompanhar a saúde e bem estar das pessoas nos Estados Unidos.

Ao analisarem informações de 1999 a 2002, que foram os anos onde um marcador genético chamado telômero foi introduzido à pesquisa, eles notaram algo incomum. Os telômeros são regiões moleculares que ajudam os cientistas a saberem onde um cromossomo termina, ao mesmo tempo em que protegem as informações genéticas de se deteriorarem com o tempo, protegendo nossa saúde de doenças.

O comprimento de nossos telômeros indica nossa idade a nível celular. Maiores telômeros indicam um corpo saudável, e telômeros menores normalmente estão associados a doenças cardíacas, câncer e até mesmo a redução de nossos níveis cognitivos.

Resultados

A equipe de pesquisa descobriu que mulheres que tiveram ao menos uma criança tiveram seus telômeros reduzidos em 4,2% em comparação a média da população feminina que não tiveram filhos. Isto significa que as mães tem 116 pares a menos de cromossomos, o que implica em um envelhecimento celular equivalente a 11 anos.

Criação de filhos pode ser a causa do envelhecimento
Criação de filhos pode ser a causa do envelhecimento
Foto: People Images / iStock

Segundo os estudiosos, o tabagismo envelhece as células em cinco anos, e a obesidade, em até nove. Entretanto, a gravidez lidera a lista de fatores que aceleram a deterioração celular.

Quanto mais filhos você tiver, maior será seu envelhecimento

Pollack afirma que não encontraram a causa e efeito do fato, entretanto, existe uma correlação. "Os telômeros de mulheres que tiveram três filhos, eram menores do que os daquelas que tiveram um, por exemplo", explica.

Causas

Os pesquisadores afirmam que o estresse envolvido na criação de um bebê pode ser a verdadeira causa do envelhecimento das células, e não apenas o fato de ter um filho. Entretanto, pelo estudo estar em fases iniciais, é preciso ter precaução com os resultados.

"Nós não estamos dizendo para ninguém ter filhos", explica Pollack em entrevista a revista New Scientist. Entretanto, é necessário cuidar não só do bebê, como de si mesma, para evitar futuras complicações físicas e psicológicas.

Veja também:

Bruno Gissoni curte cachoeira com filha, Madalena: 'Estava entediada em casa':
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade