Micro-hábitos no dia a dia que podem te causar gordura no fígado
Pequenas escolhas que você faz sem perceber podem favorecer a gordura no fígado.
Muita gente acha que gordura no fígado só acontece com exageros na alimentação, como comer fast-food todos os dias ou abusar no consumo de álcool. Mas a verdade é que pequenos hábitos cotidianos, quase imperceptíveis, podem contribuir para o acúmulo de gordura sem que você perceba.
A gastroenterologista Viviane Pinheiro, do Grupo Fleury, em entrevista prévia, afirma que "normalmente, a doença é assintomática em casos mais leves", o que faz com que ela passe despercebida por muito tempo.
A especialista também destaca que o problema só costuma chamar atenção quando surgem complicações. "Quando ocorre agravamento da gordura no fígado, sintomas como fadiga, mal-estar e desconforto abdominal são comuns. Já nos casos mais avançados e graves, aparecem os sinais e sintomas da cirrose, como o aumento do volume abdominal (ascite) e pele amarelada (icterícia), dentre outros".
Por isso, mais do que tudo, ela reforça a importância de manter um acompanhamento regular de saúde: "Como muitas vezes a doença é descoberta em exames de rotina, é essencial procurar um profissional para avaliação, orientação e tratamento adequados".
Para evitar que a gordura no fígado se forme, confira 4 micro-hábitos no dia a dia que podem causar esse problema:
Leia mais: A erva antioxidante que limpa a gordura no fígado
1. Comer muito carboidrato
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
Essa fruta exótica da Amazônia é o segredo para eliminar a gordura no fígado
7 vegetais com potencial para reduzir a gordura no fígado
Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio