Micro aposentadoria: a solução da Geração Z contra o esgotamento é não esperar até os 65 anos para se aposentar
Mudança de mentalidade leva jovens a priorizar bem-estar e alternar trabalho com períodos de descanso prolongado
Os jovens da geração Z estão cada vez mais céticos em relação à possibilidade de se aposentar, e por isso vêm rompendo com a ideia tradicional de trabalhar sem parar até os 65 anos para, só então, descansar. Em vez de esperar décadas para aproveitar a vida, essa geração está impulsionando uma tendência que redefine o equilíbrio entre trabalho e bem-estar: a microaposentadoria.
Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Esse fenômeno, que ganhou força com as redes sociais, propõe pausas estratégicas na carreira profissional para recarregar as energias, explorar interesses pessoais e priorizar a saúde mental — tudo isso enquanto ainda se tem juventude e vitalidade.
Segundo publicou o The Guardian, o conceito tem origem no livro "Trabalhe 4 horas por Semana", de Timothy Ferriss, em que o autor defende uma vida feliz e plena como prioridade, em vez de carreiras voltadas apenas a realizar os sonhos dos outros.
Já vai descansar quando se aposentar... ou não
Segundo uma pesquisa do ResumeBuilder.com, 13% dos aposentados nos Estados Unidos preveem que, em 2025, terão que voltar ao mercado de trabalho devido ao alto custo de vida, e 22% já estão trabalhando para conseguir se manter. Na Espanha, o cenário é justamente o oposto.
De acordo com um estudo da Fundação BBVA e do Ivie, a renda dos maiores de 65 anos no país é 6,4% superior à média europeia. Ambos os cenários são igualmente desafiadores para quem está iniciando a carreira agora.
...
Veja também
AVC: o que é, sintomas, causas e tratamento
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão