Medicina regenerativa traz um novo caminho na ortopedia, diz especialista
Médicos do Imot participaram de congresso que trouxe atualizações e um norte quanto ao uso das técnicas baseadas em dados científicos, ética e segurança para o paciente
A medicina está sempre em constante evolução e a ortopedia acompanha essas mudanças com novos tratamentos. Tanto que o assunto, em alta, foi tema do 1º Congresso de Ortopedia Regenerativa e Terapia Celular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O evento ocorreu em São Paulo, no mês de setembro. Antenados com a tendência, participaram do evento o diretor-clínico do Imot de Mogi das Cruzes, o especialista em cirurgia de joelho, Marcos Nali, e o ortopedista Diego Braga, especialista em cirurgia de pé e tornozelo.
"A área médica tem passado por muitas evoluções e a medicina regenerativa traz grandes avanços no trato da dor, com uso de ortobiológicos, que são produtos biológicos do nosso próprio organismo, que são utilizados para estimular a cicatrização, reparação e regeneração de tecidos. Esse congresso foi um marco porque trouxe atualizações e um norte quanto ao uso das técnicas baseadas em dados científicos, ética e segurança para o paciente", afirmou Nali.
Inauguração no Imot
No Imot, inauguro-se um setor exclusivo de medicina regenerativa para o auxílio da regeneração e da cicatrização de leões de articulação ou ligamentos. Entre os principais componentes estão: ácido hialurônico; plasma rico em plaquetas (PRP); aspirado de medula óssea e derivados de gordura. Com exceção do ácido, captam-se as outras substâncias do corpo do próprio paciente, processados de forma adequada e são reinseridos nas áreas lesionadas.
Segundo Nali, cada articulação possui protocolos específicos de tratamento, que são avaliados e indicados pelo médico: "A finalidade é amenizar a dor, cicatrizar, retardar procedimentos cirúrgicos, reduzir a inflamação e ainda estimular a capacidade natural de regeneração do corpo humano, além de oferecer qualidade de vida aos pacientes. Temos conseguido alcançar resultados mais rápidos, permitindo que o paciente retome suas atividades o quanto antes", citou o diretor-clínico do Imot. O novo setor já está em funcionamento e à disposição dos nossos pacientes.
*Fonte: Fiamini Assessoria