Sete cuidados que você precisa ter com a casa de praia

Problemas como mofo, grama alta, infestação de insetos e maresia podem ser evitados com cuidados simples

13 nov 2017
08h00

Ter uma casa de praia para passar o verão é tudo de bom, mas como ela fica por longos períodos desocupada, é preciso ter uma série de cuidados. Gramado alto, mofo e bolor na parte interna, acúmulo de poeira e invasão de insetos são os problemas mais comuns, que têm solução com cuidados simples. Confira nossas dicas para deixar a manutenção da sua casa em dia:



1 – Abra regularmente
Um dos problemas de casas de praia é que muitas vezes elas ficam meses fechadas. Com isso, podem acumular poeira, mofo ou bolor, que são prejudiciais à saúde. O ideal é fazer visitas periódicas ao imóvel, ou ter alguém como um caseiro ou vizinho de confiança, que possa abri-la regularmente para diminuir esses problemas.

2 – Faça uma limpeza prévia
Se não conseguir fazer limpezas regulares, faça uma faxina alguns dias antes de voltar a ocupá-la para as férias. Assim, dá para remover a sujeira acumulada com os meses e evitar reações alérgicas em quem é mais sensível. Tenha especial atenção aos armários, que podem acumular mofo. Não se esqueça também de lavar as roupas de cama e banho.

3 – “Bota” a casa no sol
Não é só para as pessoas que o sol faz bem. Móveis, itens de uso diário e a própria casa também precisam dele. Coloque colchões, toalhas, lençóis e roupas que ficaram guardados para fora, pois o calor ajuda a eliminar ácaros e mofo.

Casa de praia precisa de manutenção constante/
Casa de praia precisa de manutenção constante/
Foto: Shutterstock

4 – Limpe os eletrodomésticos
As gotículas de água do mar levadas pelo ar podem corroer e danificar móveis, objetos de metal e eletrodomésticos que não estejam protegidos. Para evitar isso, é necessário fazer limpeza e manutenção constantes.

5 – Cuide da piscina e caixa d’água
É comum em casas de praia a instalação de piscinas, e elas precisam de cuidados. Primeiro, não dá para deixá-la com água parada por meses, para evitar a proliferação de insetos. No entanto, também não é recomendado que fiquem vazias, pois isso pode danificar o material no qual são feitas e até arruiná-la para sempre. A solução, nesse caso, é ter alguém que faça manutenção constante para atacar os dois problemas. A caixa d’água também precisa passar por higienização periódica.

6 – Corte a grama
Vegetação em casas de praia são muito comuns e também importantes, pois ajudam a refrescar o ambiente. O gramado demanda um cuidado especial, tanto para evitar que cresça demais e atraia animais, quanto para que não seja danificado. No inverno, o ideal é que sejam feitos ao menos dois cortes por mês, já durante o verão, a frequência deve ser semanal.

7 – Mantenha a dedetização em dia
Se sua casa de praia fica próxima de terrenos baldios, ou mesmo por ficar muito tempo fechada, pode ser que tenha recebido as visitas indesejadas de insetos, entre eles baratas. A dica para evitar isso é simples: mantenha a dedetização em dia, de preferência programando a renovação para alguns dias antes de voltar a usar o imóvel.

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade