Quer fazer um jantar para impressionar? Saiba montar a mesa

Eventos formais podem ser preparados em casa com planejamento e atenção aos detalhes

6 nov 2017
15h34
atualizado às 15h35

Receber os amigos próximos não tem nada de trabalhoso, é só comprar uns petiscos e um bom vinho que a festa está garantida. Mas preparar aquele jantar para impressionar o chefe ou os pais da namorada também não precisa ser complicado.

Decore os espaços vazios ao redor dos pratos com vasos de vidro, flores e velas
Decore os espaços vazios ao redor dos pratos com vasos de vidro, flores e velas
Foto: Shutterstock

Com um pouco mais de planejamento, dá para compor uma decoração refinada e cheia de bom gosto. Confira nossas dicas:

Antes de montar, planeje o menu
Quando você define o cardápio, fica mais fácil saber de quais utensílios vai precisar para montar sua mesa. Como você está planejando um evento formal, é importante pensar na entrada, nos pratos principais (se serão um ou dois, dependendo do tamanho do jantar) e nas sobremesas. 

Leve em consideração também as preferências dos seus convidados: pode ser que alguém seja vegetariano, ou não goste de algum tempero. Fique atento também para o caso de alguém ter alergia ou intolerância a algum ingrediente. 

Básico e sofisticado
Se você preferir um estilo mais clean, pode investir em uma mesa básica, mas ainda assim sofisticada. Para montar essa mesa, você precisa de…

- Prato de pão;

- Prato grande;

- Taça para bebida;

- Talheres;

- Guardanapo.

Deixe o prato principal bem em frente ao convidado. Acima e à esquerda, coloque o prato de pão; à direita, a taça ou o copo. No lado esquerdo do prato, posicione o garfo; no direito, a faca. O guardanapo pode ficar no centro do prato principal.

À francesa
“À francesa” é, na realidade, uma maneira de servir os pratos. É considerado o serviço mais refinado. Os convidados ficam sentados, e os garçons trazem a comida já pronta nos pratos. É claro que você não precisa produzir toda essa estrutura dentro da sua casa, mas, como o serviço à francesa é o mais completo, dá para se inspirar nessa modalidade na hora de montar a mesa. 

Pratos: o prato principal fica no centro, bem em frente ao lugar do convidado; o prato fundo (se houver), fica em cima dele; e o prato do pão fica acima, à esquerda;

Copos: o estilo à francesa tem um copo para cada bebida; copo de água, copo de vinho tinto, copo de vinho branco e copo de espumante. Todos ficam acima do prato principal, à direita; 

Talheres: os garfos ficam à esquerda do prato principal, e as facas à direita. As colheres ficam ao lado das facas. Colher, garfo e faca de sobremesa ficam acima do prato principal, no centro. E a faca de pão fica em cima do prato de pão. 

Por fim, decore a mesa
Enfeite os espaços vazios ao redor dos pratos com arranjos de flores, cestos com ervas e vasos de vidro. Para deixar a decoração mais sofisticada, eleja uma cor que dará o tom de todos os elementos da mesa: guardanapos, detalhes dos pratos, toalha. Os adereços devem acompanhar a cor principal. 

Fonte: CA
publicidade