Imunodeficiência: quando a imunidade falha
Infecções de repetição são indícios de imunodeficiência e devem ser investigadas por um médico imunologista
Conhece alguém que parece sempre lidar com otites, sinusites, pneumonias recorrentes ou infecções intestinais indesejáveis? Ou você recebeu muitas prescrições de antibióticos para o tratamento de infecções? Essas situações podem parecer simples, mas podem indicar algo mais complexo: podem ser que esses episódios sejam sinais de imunodeficiência1, ou que exijam uma investigação mais profunda por um médico.
As imunodeficiências, como o próprio nome sugere, são condições nas quais o sistema imunológico do corpo não funciona adequadamente, podendo ser características como primárias ou secundárias1,2.
As imunodeficiências secundárias são adquiridas e não têm uma base genética. "Incluem aquelas resultantes do uso de medicamentos imunossupressores, como corticoides e quimioterápicos contra o câncer, além de doenças crônicas que afetam o sistema imunológico, como o próprio câncer e doenças degenerativas", explica o médico imunologista e alergista Dr. também é diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
Já as imunodeficiências têm uma base genética e podem se manifestar tanto na infância quanto na vida adulta1.
"Essas condições são danos genéticos - não necessariamente hereditários - que afetam primariamente o sistema imunológico. Também são conhecidos como erros inatos da imunidade", esclarece o imunologista Dra. Ekaterini Goudouris, diretora científica da ASBAI.
...
Veja também
Imunidade baixa: sintomas, o que fazer e vitaminas
Receitinhas da vovó que, na verdade, são um risco para a saúde
8 sinais que a sua vitamina D está baixa