Impressionante! Pesquisadores encontram cidade antiga comandada por mulheres
A publicação da revista Science mostrou que a análise do DNA de 131 esqueleto apontou para a existência de um povo que viveu entre os anos 7.100 e 5.800 a.C.
Recentemente, pesquisadores fizeram uma descoberta impressionante na cidade de Çatalhöyük, na Turquia, e chegaram à conclusão de que, ali, havia uma sociedade comandada por mulheres. Confira mais detalhes:
Çatalhöyük: a cidade comandada por mulheres
Se você puxar na memória, talvez, se lembre das aulas sobre comunidades agrícolas que tinham homens na liderança. Porém, com essa descoberta, no futuro, as crianças podem aprender essa parte da História de maneira diferente. Isso porque, há nove mil anos, mulheres eram o centro da família nesta comunidade.
A publicação da revista Science mostrou que a análise do DNA de 131 esqueletos, enterrados dentro das casas, apontou para a existência de um povo que viveu entre os anos 7.100 e 5.800 a.C. Ademais, um fator chamou atenção: os laços de parentesco mais fortes eram com a mãe, o que levou à conclusão de que se tratava de uma estrutura familiar e social matriarcal.
Matrilocalidade
Ou seja, diferente do que acontece na atualidade, mães, filhas e irmãs compartilhavam da mesma moradia, enquanto os homens viviam em lugares diferentes, mas também juntos. Para a arqueóloga do Centro de Arqueologia da Universidade de Bonn, Eva Rosenstock, "isso sugere que as mulheres eram mais importantes na formação de famílias. Dessa forma, pode-se chamar de matrilocalidade no nível familiar, mas não é exatamente um matriarcado, no sentido de mulheres exercendo poder", apontou na publicação.
Outro fator que reforçou este pensamento foi a análise de objetos e estatuetas femininas, além dos presentes encontrados nos túmulos de meninas pequenas. Essas tinham cinco vezes mais objetos simbólicos e decorativos que os meninos, o que indica que eram mais valorizadas desde mais novas. Porém, quando se tratava de acesso à comida e espaço, a quantidade para os adultos de ambos os sexos era igual. Dessa maneira, é possível concluir que não havia uma divisão de poder mais rígida, diferente do que acontece com as sociedades patriarcais.
Um dos lugares mais antigos do mundo
Vale ressaltar, por fim, que o local é conhecido com um dos mais antigos do mundo, e já havia sido explorado há mais de 50 anos. E da primeira vez, descobriram que Çatalhöyük tinha casas feitas de tijolos de barro e coladas umas nas outras, não possuía ruas e, o mais chocante, as pessoas entravam nas moradias pelos telhados. A dieta era basicamente de alimentos vindos da terra e os habitantes costumavam criar gados.