Hipocromia: o que é, principais causas e tratamento
Hipocromia é a perda da tonalidade vermelha nas células chamadas de hemácias e pode indicar quadros de anemia
Hipocromia é o nome dado a uma redução na tonalidade avermelhada (hemoglobina) das células vermelhas - as hemácias - e está associada à redução da hemoglobina dentro desta célula. Esse processo é, inicialmente, identificado por meio do hemograma completo, usando-se do parâmetro HCM (hemoglobina corpuscular média).
Valores entre 28 e 34 pg (picogramas por glóbulo) são considerados normais, enquanto os inferiores a 28 pg já são considerados hipocromia. O achado do hemograma pode ser confirmado pelo esfregaço de sangue periférico, um teste que permite a visualização no microscópio das células do sangue.
Com o microscópio, encontram-se normalmente até 5 células hipocrômicas. Se forem encontradas entre 6 e 15, há uma hipocromia leve. Esta é moderada entre 16 e 30 células e intensa quando mais de 30 células estão hipocrômicas.
Leia também: Anemia por deficiência de vitamina B12: sintomas e tratamento
Causas
De acordo com o hematologista Rubens Zalton, membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), as causas da hipocromia são as anemias, em especial aquelas causadas pela carência do ferro (ferropênica).
Outras anemias, como a talassemia, também podem cursar com hipocromia. Por isso, a simples presença deste achado no hemograma não é capaz de fechar um diagnóstico da Hipocromia, pelo menos não isoladamente.
Hipocromia, microcitose e anisocitose
...
Veja também
Anemia: o que é, sintomas e alimentos que combatem
Pílula do dia seguinte: valor, nomes e como tomar
Preta Gil revelou que está com metástase, mas você sabe o que isso significa?