Henri Castelli sofre convulsão durante prova do BBB 26; saiba como prestar socorro
Em nota, a TV Globo informou que o participante recebeu atendimento médico e está consciente; o caso, contudo, levantou debate sobre como agir em emergências
O ator Henri Castelli, participante do BBB 26, sofreu uma convulsão durante uma prova na manhã desta terça-feira (14). A dinâmica, que começou na noite de segunda-feira (13) e durou mais de 10 horas, foi interrompida após o ocorrido. De acordo com a TV Globo, o artista recebeu atendimento médico e já está consciente. No entanto, apesar do quadro estável, ele permanecerá em observação para a realização de exames.
Entenda a condição
A convulsão, conforme explica a Biblioteca Virtual em Saúde, é uma contração involuntária de um ou mais músculos do corpo, que provoca movimentos desordenados e perda de consciência. O quadro ocorre devido à excitação excessiva na camada externa do cérebro, responsável por desorganizar a atividade dos neurônios.
Essa condição tende a ser associada somente à epilepsia. Entretanto, outros fatores também podem desencadeá-la, como febre alta, tumor cerebral, hemorragia, intoxicação por produtos químicos e efeitos colaterais de medicamentos. Dessa forma, como consequência, resulta em espasmos incontroláveis, lábios azulados, olhos virados para cima, inconsciência e salivação abundante. Crises convulsivas, portanto, exigem cuidados imediatos para evitar riscos maiores, como fraturas ósseas.
Convulsão no BBB acende discussões
Após a repercussão do ocorrido com Henri Castelli nas redes sociais, internautas questionaram o fato de os participantes não terem deixado a prova para prestar auxílio. A cena também reacendeu o debate sobre como agir em situações de emergência como essa. Em um vídeo publicado no Instagram do Ministério da Saúde, a enfermeira Fabiana do Nascimento explicou que, inicialmente, é necessário posicionar a pessoa com a cabeça virada para o lado e levemente elevada. Se possível, utilize uma almofada, travesseiro ou toalha.
Também é importante afastá-la de objetos que possam causar ferimentos, como pulseiras e óculos. O próximo passo é acionar a emergência (SAMU 192) e informar detalhadamente a situação, principalmente os sintomas e a duração da crise. Além disso, deve-se evitar colocar a mão na boca do paciente e não tentar conter os seus movimentos da pessoa, seja segurando ou abraçando-a.
Ver essa foto no Instagram