Gordura no fígado: que chá é indicado para 'limpar' o organismo?
Nos estágios iniciais, geralmente é silenciosa, sem apresentar sintomas claros. No entanto, em fases mais avançadas, podem surgir manifestações como dor abdominal, fadiga, fraqueza e perda de apetite
O acúmulo de gordura no fígado é uma condição de saúde cada vez mais comum nos dias de hoje. Segundo o Ministério da Saúde, entre as principais causas, estão: o consumo excessivo e crônico de bebidas alcoólicas, obesidade e sobrepeso, sedentarismo e, por fim, má alimentação.
Mulheres sedentárias apresentam maior risco devido à influência do estrogênio no acúmulo de gordura hepática. Entretanto, homens, crianças e pessoas magras também podem ser afetados, o que faz dessa condição uma preocupação ampla de saúde pública.
A doença pode evoluir para problemas mais graves caso não seja controlada. A esteatose hepática, como é clinicamente conhecida, caracteriza-se pelo armazenamento excessivo de gordura nas células do fígado. Nos estágios iniciais, geralmente é silenciosa, sem apresentar sintomas claros. No entanto, em fases mais avançadas, podem surgir manifestações como dor abdominal, fadiga, fraqueza, perda de apetite, entre outros.
Que chá ajuda a reduzir gordura no fígado?
Antes de qualquer indicação, vale ressaltar que é necessário orientação profissional e mudanças no estilo de vida. nenhum chá, sozinho, faz milagres. O chá de alcachofra pode ajudar a aliviar a sobrecarga do órgão. A alcachofra contém substâncias benéficas, como a cinarina, luteolina e ácidos fenólicos, que promovem a produção e eliminação da bile, melhorando a digestão de gorduras e favorecendo a desintoxicação do fígado.
Estudos recentes, como os publicados no World Journal of Hepatology e no Phytotherapy Research, evidenciam que o extrato de alcachofra pode melhorar as enzimas hepáticas e reduzir o estresse oxidativo. Assim, o consumo regular do chá pode ser uma medida preventiva eficaz para pessoas com predisposição ao acúmulo de gordura no fígado.
Por fim, além de atuar no sistema hepático, a alcachofra é rica em diversas vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C, E e do complexo B. Sua capacidade diurética ajuda a reduzir o inchaço, e suas fibras contribuem para o aumento da saciedade e controle da glicemia.