Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ganhar músculos sem exagerar na academia: o método aprovado pela ciência que promete transformar seus resultados

Cientistas indicam estratégias eficazes e sustentáveis para estimular a hipertrofia com menos desgaste físico

2 ago 2025 - 08h13
Compartilhar
Exibir comentários
Freepik
Freepik
Foto: Minha Vida

A velha ideia de que "no pain, no gain" (sem dor, sem ganho) foi por muito tempo um mantra no mundo do fitness. No entanto, abordagens mais modernas mostram que é possível ganhar força e massa muscular sem treinos exaustivos ou dolorosos.

Algumas estratégias eficazes e sustentáveis, com base em evidências científicas, prometem promover o crescimento muscular.

1. Estimule com o mínimo para obter a recompensa máxima

Não é necessário levantar o peso máximo, nem chegar perto (mas você precisa se esforçar). A famosa série de agachamentos de Ronnie Coleman, com a barra entortando sobre os ombros, rende ótimos vídeos, mas não é necessária para ganhar massa muscular. A hipertrofia pode ser estimulada com poucas, médias ou muitas repetições, utilizando cargas altas, médias ou baixas, respectivamente.

Treinar com cargas muito altas e poucas repetições impõe uma fadiga psicológica considerável. Se você gosta desse tipo de treino, siga em frente. Mas, se preferir usar pesos mais leves, também terá resultados. A diferença é que, com cargas mais baixas, será necessário se aproximar mais do limite (ou seja, do "falho"), mas ainda assim é possível conquistar ganhos musculares semelhantes.

2. Não é preciso chegar ao limite em todas as séries

A chamada "falha muscular" acontece quando o músculo simplesmente falha no meio da repetição. Você tenta, mas não consegue completar o movimento. Para muita gente, essa é a única forma válida de treinar. 

...

Veja mais

Veja também

Nem pesos, nem pilates: este é o exercício que você deve fazer depois dos 50 para ganhar massa muscular facilmente

Um novo estudo revela por que as mulheres não são o "sexo frágil": mais fortes e com mais massa muscular quando a comparação é justa

Bulking intenso de curto prazo ou controlado a longo prazo: qual é a melhor forma de ganhar massa muscular?

Ganhar músculos sem exagerar na academia: o método aprovado pela ciência que promete transformar seus resultados

Quando se trata de perder gordura, é melhor caminhar com o estômago vazio ou depois de comer? Especialistas respondem à eterna pergunta

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade