Festa Junina não nasceu no Brasil? Descubra a verdadeira origem
Historiadores explicam que a tradição foi trazida para o país, onde ganhou uma nova roupagem por influência da cultural nacional
Antes mesmo de os brasileiros se conheceram por gente, celebram a Festa Junina. Ano após ano, no mês de junho, as ruas de todos os estados são enfeitadas com bandeirinhas, e é quase impossível deixar de ouvir a famosa cantiga 'Pula a Fogueira'.
Músicas temáticas, quadrilhas, fogueiras e comidas tradicionais, como curau e canjica, então, se espalham pelo país, que passa a viver em clima de festa. Mas o que poucos sabem é que, apesar de ter criado raízes no território, a tradição não nasceu no Brasil.
Origem da Festa Junina
De acordo com historiadores e sociólogos, a comemoração - que mais se aproxima da que seguimos hoje - surgiu na Europa, mais especificamente em Portugal e na Espanha, no século XVI. Conhecido inicialmente como joanina, o evento celebra o dia de São João, Santo Antônio e São Pedro.
Entretanto, esses santos somente se tornaram símbolos da festividade após a sua assimilação pela Igreja Católica. Especialistas explicam que a Festa Junina se originou em rituais pagãos de antigas civilizações, que se reuniram para comemorar o começo de uma estação mais próspera e orar por abundância.
A expansão da instituição, contudo, ressignificou a tradição e ajudou a espalhá-la não somente pelos países do Hemisfério Norte, como pelas regiões colonizadas. Desta forma, o evento chegou ao Brasil, onde ganhou uma nova roupagem por influência de povos nativos. Além disso, desde os alimentos até os costumes, como a dança em volta da fogueira, receberam elementos da cultura indígena, bem como da africana.
"Como os Padres Jesuítas estavam à frente da festa em seu início, utilizavam as comidas das culturas indígenas e caipiras, entre elas, milho, farinha de mandioca e da goma. Ainda adicionaram especiarias, como a canela, o cravo-da-índia e a erva-doce", citou o professor de gastronomia da Anhembi Morumbi, Dawilson Fonte, ao 'Estadão'.
Comemoração ao redor do mundo
Para além do território brasileiro, a Festa Junina também acontece em diferentes áreas do globo. Em Portugal, por exemplo, é comum encontrar sardinhas assadas, farturas portuguesas, bandeirinha, balões de ar quente e fogos de artifícios.
Na Espanha, assim como no Brasil, as comemorações variam em cada cidade. No entanto, desfiles, oferendas e danças tradicionais são recorrentes. Há ainda festividades na Dinamarca. No país, elas são conhecidas como 'Sankha Saften'. Ademais, os franceses ganham destaque pela invenção da quadrilha.