Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festa Junina não nasceu no Brasil? Descubra a verdadeira origem

Historiadores explicam que a tradição foi trazida para o país, onde ganhou uma nova roupagem por influência da cultural nacional

26 jun 2025 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

Antes mesmo de os brasileiros se conheceram por gente, celebram a Festa Junina. Ano após ano, no mês de junho, as ruas de todos os estados são enfeitadas com bandeirinhas, e é quase impossível deixar de ouvir a famosa cantiga 'Pula a Fogueira'.

Historiadores explicam que a Festa Junina foi trazida para o país, onde ganhou uma nova roupagem por influência da cultural nacional
Historiadores explicam que a Festa Junina foi trazida para o país, onde ganhou uma nova roupagem por influência da cultural nacional
Foto: Canva Equipes/pixelshot / Bons Fluidos

Músicas temáticas, quadrilhas, fogueiras e comidas tradicionais, como curau e canjica, então, se espalham pelo país, que passa a viver em clima de festa. Mas o que poucos sabem é que, apesar de ter criado raízes no território, a tradição não nasceu no Brasil.

Origem da Festa Junina

De acordo com historiadores e sociólogos, a comemoração - que mais se aproxima da que seguimos hoje - surgiu na Europa, mais especificamente em Portugal e na Espanha, no século XVI. Conhecido inicialmente como joanina, o evento celebra o dia de São João, Santo Antônio e São Pedro. 

Entretanto, esses santos somente se tornaram símbolos da festividade após a sua assimilação pela Igreja Católica. Especialistas explicam que a Festa Junina se originou em rituais pagãos de antigas civilizações, que se reuniram para comemorar o começo de uma estação mais próspera e orar por abundância.

A expansão da instituição, contudo, ressignificou a tradição e ajudou a espalhá-la não somente pelos países do Hemisfério Norte, como pelas regiões colonizadas. Desta forma, o evento chegou ao Brasil, onde ganhou uma nova roupagem por influência de povos nativos. Além disso, desde os alimentos até os costumes, como a dança em volta da fogueira, receberam elementos da cultura indígena, bem como da africana.

"Como os Padres Jesuítas estavam à frente da festa em seu início, utilizavam as comidas das culturas indígenas e caipiras, entre elas, milho, farinha de mandioca e da goma. Ainda adicionaram especiarias, como a canela, o cravo-da-índia e a erva-doce", citou o professor de gastronomia da Anhembi Morumbi, Dawilson Fonte, ao 'Estadão'. 

Comemoração ao redor do mundo

Para além do território brasileiro, a Festa Junina também acontece em diferentes áreas do globo. Em Portugal, por exemplo, é comum encontrar sardinhas assadas, farturas portuguesas, bandeirinha, balões de ar quente e fogos de artifícios.

Na Espanha, assim como no Brasil, as comemorações variam em cada cidade. No entanto, desfiles, oferendas e danças tradicionais são recorrentes. Há ainda festividades na Dinamarca. No país, elas são conhecidas como 'Sankha Saften'. Ademais, os franceses ganham destaque pela invenção da quadrilha.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade