Ferver cravo-da-índia no fim da tarde: espanta os mosquitos e deixa a casa mais cheirosa
Veja como o vapor desse ingrediente pode transforma o ambiente da sua casa.
Muita gente acredita que o costume de ferver cravo-da-índia em casa serve apenas para deixar o ambiente cheiroso, mas a verdade é que esse costume está muito além do aroma. O vapor liberado pelo cravo possui eugenol, uma substância que incomoda os insetos e ajuda a manter mosquitos e pernilongos bem longe do seu lar.
O melhor horário para fazer isso é antes do pôr do sol, quando os mosquitos começam a entrar em casa. Com esse método simples, é possível criar uma barreira natural contra esses insetos, especialmente no fim da tarde e começo da noite.
Leia também: Ferver alecrim é a melhor dica caseira que aprendi com a minha avó: transforma o ambiente da sua casa
Por que ferver cravo-da-índia antes do pôr do sol?
O fim da tarde coincide com o horário em que muitos mosquitos passam a circular dentro das casas. Os pernilongos comuns, conhecidos como Culex, costumam intensificar suas atividades entre 17h e 18h, aproveitando a queda da temperatura para buscar alimento. Eles têm hábitos noturnos e são atraídos pelo gás carbônico da respiração, o que explica por que costumam atacar durante o sono.
Com isso, ferver cravo-da-índia antes do pôr do sol ajuda a espalhar no ar o cheiro forte do eugenol, que confunde o "sensor de cheiro" dos insetos. Para nós, o aroma é agradável; para eles, é extremamente ruim. Assim, o ambiente se torna menos atrativo no horário em que os mosquitos costumam aparecer.
Como ferver cravo-da-índia em casa?
...
Veja também
Minhas plantas estavam morrendo devido a muita ou pouca rega, até que descobri o truque do palito
Natal Granado: confira difusores de ambiente com até 21% OFF para deixar seu lar perfumado