Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernando de Noronha se torna o primeiro lugar do Brasil a medir o FIB, Felicidade Interna Bruta

Desde o começo de setembro, sete pesquisadores estão distribuindo questionários aos moradores da ilha, com o objetivo de medir o nível de bem-estar e qualidade de vida

16 set 2025 - 20h40
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1972, o então rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, criou o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), o que, segundo declarou, seria mais importante que o Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, inspirado nessa filosofia, recentemente, Fernando de Noronha resolveu fazer o mesmo. Confira os detalhes:

Inspirado na filosofia do Butão, Fernando de Noronha decidiu medir seu FIB, o índice de Felicidade Interna Bruta; entenda
Inspirado na filosofia do Butão, Fernando de Noronha decidiu medir seu FIB, o índice de Felicidade Interna Bruta; entenda
Foto: depositphotos.com / nachosuch / Bons Fluidos

Como foi feito o FIB de Fernando de Noronha?

Desde o começo de setembro, sete pesquisadores estão distribuindo questionários aos moradores da ilha. O objetivo? Medir o nível de bem-estar e qualidade de vida dos mesmos. Além disso, incluíram os fatores econômicos, psicológicos, culturais, sustentáveis, de moradia e de saúde na avaliação. Apesar da inovação, ainda não existe o resultado, já que o processo se estenderá até o fim do mês e faltam, aproximadamente, 200 fichas para preencher.

Os dados, por sua vez, serão apresentados no Festival de Sustentabilidade e Turismo de Noronha, nos dias 16 e 19 de outubro. Apesar de criptografados, as informações ajudarão a Administração Fernando de Noronha a realizar e modificar políticas públicas. Ademais, segundo o diretor da Aguama, Caio Queiroz, a ideia é expandir o projeto para o resto dos estados do Brasil.

O que Harvard já concluiu sobre a felicidade?

Há mais de 80 anos, a Universidade de Harvard vem acompanhando de perto centenas de histórias de vida para responder a uma das maiores perguntas da humanidade: o que realmente traz felicidade? O Estudo de Desenvolvimento Adulto, iniciado em 1938 e ainda em andamento, já monitorou mais de 700 pessoas e seus descendentes, com entrevistas detalhadas e exames de saúde.

Sob a liderança do psiquiatra Robert Waldinger, o projeto reúne uma das bases de dados mais ricas sobre bem-estar e longevidade. Eles trazem revelações que desafiam ideias comuns sobre sucesso, dinheiro e realização pessoal.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade