Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Feng shui da virada: 8 conselhos para renovar sua casa em 2026

Se você usa lençóis velhos ou se acostumou a dormir com roupas surradas, é melhor rever esses hábitos: entenda o motivo.

23 dez 2025 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Consultora ensina a reorganizar a casa para eliminar energias paradas, abrir caminhos no novo ano

Todo mundo sabe que o final do ano intensifica as energias de fechamento de ciclo e preparação para um período de renovação. O feng shui, filosofia chinesa que propõe a harmonização dos ambientes, reforça que o astral da virada é, portanto, propício para uma purificação a fim de favorecer a abertura de caminhos.

Não vale pena acumular roupas que não refletem mais o seu jeito de ser: limpeza de armários deve ser frequente, segundo o feng shui
Não vale pena acumular roupas que não refletem mais o seu jeito de ser: limpeza de armários deve ser frequente, segundo o feng shui
Foto: FreePik / Revista Malu

Portanto, se você deseja destravar oportunidades pessoais e profissionais, é necessário rever a a organização da sua casa para incorporar uma nova rotina. "Muita gente, sem perceber, mantém hábitos que sabotam esse fluxo de recomeço que o fim do ano traz", alerta a consultora e professora de feng shui, Anali Merendino. Ela indica oito passos para liberar o fluxo e, dessa forma, atrair mais sorte, saúde e prosperidade em 2026:

1 - Objetos quebrados

Guardar itens quebrados para arrumar depois é nocivo para o trânsito das vibrações, segundo o feng shui. Isso porque, o acúmulo de peças que precisam de reparos produz energia estagnada, que provoca cansaço e desânimo nos moradores. O que fazer? Coloque o entulho dentro do carro e corra para o ponto de descarte mais próximo.

2 - Itens sem utilidade

Acessórios sobressalentes ou desnecessários não precisam ficar na sua residência à espera de uma eventual utilização. "Temos a tendência de guardar coisas que, um dia, poderemos precisar. Só que esse dia raramente chega e, enquanto isso, os objetos ocupam o espaço de algo novo que poderia entrar, gerando ainda o sentimento de escassez", destaca Anali Merendino. Como resolver? Doe ou presenteie alguém o quanto antes.

3 - Guarda-roupa lotado

Armazenar roupas que não combinam mais com a sua personalidade é um entrave para o movimento positivo das energias na sua morada. "Peças antigas carregam versões antigas suas", afirma a consultora. "Se sua intenção é renovar, manter essas peças antigas vai puxar você para trás". Como solucionar? Faça uma doação a uma entidade assistencial. Outra alternativa é negociar o lote de peças encostadas num brechó.

4 - Excesso de papéis

Antes de o ano acabar, examine as gavetas e os armários da sua residência para se livrar de papéis, contas, anotações e correspondências antigas. O que precisar ser guardado deve virar arquivo digital. De acordo com o feng shui, pilhas de papel simbolizam pesos mentais, preocupações e pendências. Nada disso combina com a clareza mental e emocional que o novo ano recomenda, certo?

5 - Presentes indesejados

Sabe aquele porta-retrato que você ganhou de um familiar que não merece nem um centímetro da sua consideração? Livre-se desse acessório! Na lista, também entram objetos herdados com os quais você não se identifica. E também presentes que destoam da decoração ou nunca a(o) agradaram - mesmo que tenham sido dados por pessoas queridas. "Toda vez que você mantém algo em casa por culpa ou obrigação emocional, cria uma trava energética", adverte a consultora Anali Merendino. "Mantenha em casa apenas itens que sejam úteis, estejam funcionando e despertem bons gatilhos". Então, o que fazer com os presentes indesejados? Repasse ou venda. Se alguém perguntar sobre o tal objeto, invente uma desculpa e mude de assunto - o universo perdoa!

6 - Alimentos vencidos

Verifique a geladeira, a despesa e os armários da cozinha. Separe todos os alimentos vencidos ou esquecidos, e descarte-os imediatamente. O feng shui ensina que comida velha chama estagnação, desmotivação, apatia. Prosperidade combina com movimento, rotatividade e novidade. Por isso, é preciso limpar compartimentos e prateleiras com regularidade para o fluxo das vibrações não paralisar o astral nem a rotina dos moradores.  

7 - Espelhos malcuidados

O feng shui ensina que espelhos são amplificadores de energias. Portanto, é preciso cuidar deles com carinho. Se estiverem sujos e manchados, deixam as energias do seu lar pesadas. Espelhos tortos aumentam a confusão mental. Posicionados em locais onde reina a bagunça expandem o espírito da desordem, do caos. Como solucionar? Higienize os espelhos e acerte a posição de cada um na parede. Se a mancha da superfície não sair ou o espelho estiver trincado, jogue-o fora e compre um novo.

8 - Lençóis ou pijamas velhos

Se você usa a mesma roupa de cama há anos ou dorme com camisolas ou pijamas rasgados, desbotados e surrados, é hora de modificar esses hábitos. "A cama é o altar do seu renascimento diário. É onde você passa mais tempo", reforça a consultora Anali Merendino. Por isso, aproveite a virada do ano para substituir os lençóis, as fronhas e os travesseiros por peças novas - de preferência, de cores claras e suaves ao toque. Além disso, inclua nas compras camisolas ou pijamas vistosos, confortáveis e macios. "Seu corpo é a morada da sua alma. Você precisa se ver bem-vestido para se sentir mais empoderado. Roupas velhas passam uma sensação de privação, de não merecimento", ilusta Anali.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade