Este é o jeito certo de escovar os dentes, segundo especialistas: a ordem faz diferença no controle das bactérias
Estudo mostra que a ordem dos cuidados na escovação influencia na eficácia contra placas e no efeito do flúor
Por mais que pareça uma tarefa cotidiana e automática, a higiene oral vai muito além de apenas escovar os dentes após as refeições. Ela exige atenção a práticas específicas, que influenciam diretamente na prevenção de cáries, gengivites e outras doenças bucais.
A escovação, por exemplo, não deve ser feita de forma aleatória: seguir uma ordem adequada e respeitar as etapas do processo pode fazer diferença na eficiência da limpeza e na manutenção da saúde bucal a longo prazo.
Confira o que dizem as evidências científicas mais recentes sobre o assunto.
Qual é a ordem correta para escovar os dentes?
Embora muitas pessoas não se lembrem das orientações recebidas na escola sobre higiene bucal, há uma sequência considerada ideal para escovar os dentes. Essa recomendação se baseia em um estudo publicado no Journal of Periodontology.
A pesquisa, conduzida pela doutora Fatemeh Mazhari e sua equipe, contou com a participação de um grupo de estudantes de odontologia que se abstiveram de realizar qualquer prática de higiene oral por 48 horas.
Em seguida, começou a parte mais interessante do experimento: os participantes escovaram os dentes com creme dental com flúor e, logo após, usaram o fio dental. A partir disso, foram medidas a quantidade e a concentração da placa bacteriana. Na etapa seguinte, o experimento foi repetido, mas com a ordem invertida — primeiro o uso do fio dental, depois a escovação.
...
Veja também
Gengivite: o que é, causas, sintomas e tratamento
Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas