Essas vegetais não devem ficar na geladeira; descubra quais
O refrigerador, em decorrência das baixas temperaturas, pode alterar o sabor, a textura e até o aroma de determinados alimentos
A primeira ação ao chegar em casa, após fazer as compras do mês, costuma ser guardar os alimentos, principalmente os perecíveis, na geladeira. Alguns alimentos, no entanto, não devem ser armazenados, pois o ambiente refrigerado pode alterar desde o sabor até a textura e o aroma. Este é o caso de determinados vegetais. Confira:
Quais vegetais devem ficar fora da geladeira?
De acordo com sites especializados, a cebola, ingrediente muito comum no Brasil, é um dos alimentos que precisam permanecer em temperatura ambiente. Isso porque, no refrigerador, a planta assume um aspecto amolecido e pode desenvolver mofo, devido à umidade. Portanto, especialistas orientam mantê-la em locais ventilados.
Outro vegetal que deve ficar fora da geladeira é o alho. A textura do bulbo fica mais agradável quando ele é armazenado em áreas frescas e distantes de fontes de calor, como a fruteira. Esses cuidados também valem para os pimentões, que costumam perder a crocância no eletrodoméstico.
Além deles, pepinos e batatas também sofrem com a ação do frio. Enquanto o primeiro fica aguado, o tubérculo adquire um sabor mais adocicado, em decorrência da conversão do amido em açúcar. A recomendação, então, é mantê-los em saco de papel, guardados em local fresco e arejado.
@guiedan_ Alguém aí armazenava os legumes da forma certa? 🥕🥔🧅🧄 Porque eu achava que era tudo dentro da geladeira 🤭☺️ #legumes #armazenarlegumes #dentroouforadageladeira #dentrooufora #dicasdecasa ♬ som original - GUI E DAN
Evite manter esses comidas na geladeira por mais de 2 dias
Dizemos que é raro, mas sempre acontece! Muitas vezes, após uma refeição, guardamos as sobras na geladeira. No entanto, o que parece ser um hábito comum e inocente, pode ser perigoso. De acordo com especialistas, existem alimentos que não devem ficar no refrigerador por mais de dois dias!
Ao jornal 'El Tiempo', a nutricionista, Blanca García Orea, explicou que armazenar comidas com determinadas características - como pH neutro, umidade e nutrientes em proteínas ou amido - pode ocasionar o "crescimento de microrganismos patogênicos", responsáveis por causar doenças. "Soma-se ao fato de que os alimentos não são mantidos sob controle de temperatura e/ou data de validade, eles produzem toxinas que podem causar intoxicação alimentar ", afirmou. Confira a matéria completa.