Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Essa técnica ajuda a controlar crises de ansiedades em segundos; descubra

Especialistas explicam que o método ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável por regular os hormônios do estresse

13 ago 2025 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários

As pessoas que convivem com ansiedade sabem que crises podem surgir tanto em momentos de grande estresse quanto na correria do dia a dia. Em muitos casos, elas chegam sorrateiramente, fazendo com que o medo e angústia se instalem e acabem atrapalhando a rotina. Uma forma simples e rápida de controlá-las, de acordo com especialistas, é esfregando um cubo de gelo na nuca.

Especialistas explicam que o método ameniza a ansiedade ao ativar o sistema nervoso parassimpático, que regula os hormônios do estresse
Especialistas explicam que o método ameniza a ansiedade ao ativar o sistema nervoso parassimpático, que regula os hormônios do estresse
Foto: JulieK's Images/Kislev / Bons Fluidos

"Interromper a resposta de luta ou fuga no cérebro também ajuda a mente a se concentrar no presente em vez de no pânico, já que o cérebro direciona sua atenção para a textura e, sobretudo, para a temperatura", apontou a terapeuta Alicia McDonald, em entrevista ao site 'Web Life'.

Entendendo a ansiedade

A condição psicológica, que afeta 26,8% da população brasileira, ativa o sistema nervoso simpático, deixando o corpo em estado de alerta mesmo em situações cotidianas. Como consequência, a amígdala — parte do cérebro responsável por regular as emoções — libera altas concentrações de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse.

Assim, gera inquietação, desencadeando sintomas como taquicardia, tremores e dificuldade para respirar. Profissionais apontam que essa reação corporal pode fazer com que pessoas com ansiedade sintam como se estivessem sofrendo um ataque cardíaco.

É nesses momentos que a técnica do cubo de gelo surge como solução. Isso porque o contato direto do objeto frio com a pele estimula a ação do sistema parassimpático, especialmente do nervo vago. Conhecido como décimo nervo craniano (X), ele atua no controle das ações involuntárias do corpo.

"Nós temos o sistema nervoso simpático, que nos deixa preparados para agir, e o sistema nervoso parassimpático, que funciona como um interruptor de desligamento desse primeiro mecanismo voluntário. Dessa forma, ajuda a alternar os estados de descanso, recuperação, regulação da frequência cardíaca e respiração", explicou a psicóloga Kimberley Wilson, à 'BBC Radio 4'. 

Por isso, para controlar crises de ansiedade rapidamente, especialistas recomendam segurar o gelo nas mãos ou esfregá-lo na nuca. "A sensação gelada é muito eficaz para acabar com o ataque, pois promove a estimulação do nervo vago, o que, por sua vez, faz com que o corpo inicie o processo de relaxamento", concluiu McDonald.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bruna Galert I Especialista em crises de ansiedade (@brunagalert)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade