Essa técnica ajuda a controlar crises de ansiedades em segundos; descubra
Especialistas explicam que o método ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável por regular os hormônios do estresse
As pessoas que convivem com ansiedade sabem que crises podem surgir tanto em momentos de grande estresse quanto na correria do dia a dia. Em muitos casos, elas chegam sorrateiramente, fazendo com que o medo e angústia se instalem e acabem atrapalhando a rotina. Uma forma simples e rápida de controlá-las, de acordo com especialistas, é esfregando um cubo de gelo na nuca.
"Interromper a resposta de luta ou fuga no cérebro também ajuda a mente a se concentrar no presente em vez de no pânico, já que o cérebro direciona sua atenção para a textura e, sobretudo, para a temperatura", apontou a terapeuta Alicia McDonald, em entrevista ao site 'Web Life'.
Entendendo a ansiedade
A condição psicológica, que afeta 26,8% da população brasileira, ativa o sistema nervoso simpático, deixando o corpo em estado de alerta mesmo em situações cotidianas. Como consequência, a amígdala — parte do cérebro responsável por regular as emoções — libera altas concentrações de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse.
Assim, gera inquietação, desencadeando sintomas como taquicardia, tremores e dificuldade para respirar. Profissionais apontam que essa reação corporal pode fazer com que pessoas com ansiedade sintam como se estivessem sofrendo um ataque cardíaco.
É nesses momentos que a técnica do cubo de gelo surge como solução. Isso porque o contato direto do objeto frio com a pele estimula a ação do sistema parassimpático, especialmente do nervo vago. Conhecido como décimo nervo craniano (X), ele atua no controle das ações involuntárias do corpo.
"Nós temos o sistema nervoso simpático, que nos deixa preparados para agir, e o sistema nervoso parassimpático, que funciona como um interruptor de desligamento desse primeiro mecanismo voluntário. Dessa forma, ajuda a alternar os estados de descanso, recuperação, regulação da frequência cardíaca e respiração", explicou a psicóloga Kimberley Wilson, à 'BBC Radio 4'.
Por isso, para controlar crises de ansiedade rapidamente, especialistas recomendam segurar o gelo nas mãos ou esfregá-lo na nuca. "A sensação gelada é muito eficaz para acabar com o ataque, pois promove a estimulação do nervo vago, o que, por sua vez, faz com que o corpo inicie o processo de relaxamento", concluiu McDonald.
Ver essa foto no Instagram