Esposa atualiza estado de saúde de Bruce Willis: 'Cérebro está falhando'
Em 2022, o artista foi diagnosticado com demência frontotemporal (FTD), uma doença que impacta o comportamento, a linguagem e a memória
Nesta terça-feira (27), em entrevista ao 'ABC News', a esposa de Bruce Willis, Emma Heming Willis, deu atualizações sobre o estado de saúde do ator, que foi diagnosticado com demência frontotemporal (FTD) há mais de três anos.
Pronunciamento da familiar
Durante uma participação no programa especial 'Emma & Bruce Willis: The Unexpected Journey', a mulher revelou que, apesar de estar bem, o marido ainda enfrenta as complicações da doença. "Bruce está com uma saúde geral muito boa. É só o cérebro dele que está falhando. A linguagem está se perdendo e aprendemos a nos adaptar. Temos uma forma de nos comunicar com ele, que é diferente, única", disse.
A condição do famoso gera a degradação de partes do cérebro, o que afeta a função mental, ocasionando desorientação e incapacidade de pensar com clareza. Além disso, a FTD impacta a cognição, o comportamento, a fala e a memória.
Entretanto, de acordo com Heming, Willis ainda reconhece seus familiares e consegue aproveitar os momentos juntos. "Quando estamos com ele, ele se ilumina e segura nossas mãos. Nós o beijamos e o abraçamos. Ele retribui. Está participando. E isso é tudo que eu preciso. Não preciso que saiba que sou sua esposa ou a data do nosso casamento. Só quero sentir que temos uma conexão, e eu tenho", contou.
Esposa dá detalhes sobre a condição Bruce Willis
Na entrevista, Emma também apontou como a família identificou a doença. Segundo a esposa, os primeiros sinais foram alterações na personalidade do ator. "Para alguém que é muito comunicativo e engajado, ele ficou um pouco mais quieto. Quando nos reuniamos, parecia se desligar um pouco", narrou.
Em seguida, Willis passou a apresentar gagueira e confusão mental, principalmente durante o trabalho, esquecendo falas e não respondendo aos chamados da equipe. Pouco depois, então, em 2022, foi diagnosticado com a doença, que é considerada incurável.
"Receber uma notícia dessas, sem nada, sem nada mesmo… Foi como um mergulho no vazio. Não acho que ele tenha realmente compreendido", detalhou.
A primeira reação de Emma, portanto, foi se isolar e manter os familiares afastados de qualquer evento. Ela descreve esse período como "muito difícil". No entanto, um dos momentos mais penosos ocorreu quando precisou transferir o ator para outra residência, a fim de garantir cuidados específicos e contínuos. Hoje, contudo, Heming aprendeu a lidar melhor com a condição de Bruce e consegue acompanhá-lo diariamente, principalmente no café da manhã e no jantar.
Ver essa foto no Instagram