Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialistas analisam quais dicas de skincare virais realmente funcionam; confira

Em poucos minutos nas redes sociais, nos deparamos com incontáveis conteúdos sobre cuidados com pele, cabelo e unhas, mas o que os dermatologistas recomendam?

25 jun 2025 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Faça esse teste: abra qualquer rede social e conte quantos vídeos com recomendações de produtos e técnicas de skincare aparecerão em poucos minutos. É bem possível que, nesse curto período de tempo, você se depare com diversas dicas de cuidados com pele, cabelo e unhas, que viralizam rapidamente. Mas será que elas são realmente são eficazes e benéficas? Veja a opinião de especialistas:

Em poucos minutos nas redes sociais, nos deparamos com incontáveis rotinas de skincare, mas o que os dermatologistas recomendam?
Em poucos minutos nas redes sociais, nos deparamos com incontáveis rotinas de skincare, mas o que os dermatologistas recomendam?
Foto: Canva Equipes/lesia-sementsova / Bons Fluidos

As inverdades do skincare viral

Não é incomum vermos influenciadores recomendando a pessoas com peles oleosas evitar usar hidratantes. Em entrevista à 'Agência Einstein', a dermatologista Juliana Casagrande apontou, no entanto, que todos os tipos de faces precisam ser umidificadas. De acordo com a profissional, esse processo ajuda a fortalecer a barreira protetora do rosto.

Além disso, Casagrande destaca que a falta de hidratação pode estimular ainda mais a produção de sebo, causando maior oleosidade. Por isso, nesses casos, ela recomenda optar por produtos mais leves, com formulações oil-free (sem óleos na composição) e em gel ou sérum.

Ainda nos cuidados com a pele, as redes sociais tendem a incentivar o consumo de diferentes cosméticos, indicando que um skincare adequado precisa ter muitas etapas. Para os profissionais, contudo, a eficiência da rotina não está no excesso, mas no investimentos em técnicas e componentes mais apropriados para cada pessoa.

"Além disso, é essencial considerar o estilo de vida do paciente. Rituais muito longos nem sempre são sustentáveis e podem ser abandonadas com mais facilidade", apontou a dermatologista Barbara Miguel.

Outra afirmação que costuma circular, e que você provavelmente já ouviu de algum familiar, é a de que lavar o cabelo todos os dias faz mal. A justificativa mais comum é que o hábito provocaria a queda dos fios. Mas, segundo especialistas, é justamente a falta de higienização que pode intensificar a perda de cabelo. Por isso, elas sugerem lavar os fios diariamente, com os produtos adequados ao seu tipo de cabelo e sem medo.

O que realmente funciona?

Por outro lado, se alguma postagem já te informou que banhos quentes são prejudiciais, pode acreditar! Essa prática, além de remover a camada lipídica da pele, provoca ressecamento, irritações e coceiras. Assim, o mais indicado é recorrer a duchas mornas e de curta duração.

Ademais, nas plataformas digitais, também há publicações alertando sobre o uso contínuo de esmaltes. Nesse caso, a informação viral condiz com a opinião das profissionais. Elas explicam que é necessário deixar as unhas respirarem por alguns dias, a fim de evitar manchas e possível enfraquecimento.

E é verdade que dormir de maquiagem leva à acne e dermatites? De acordo com Casagrande, o hábito não somente ocasiona o aparecimento de cravos e espinhas, como acelera o envelhecimento. Para fugir desses efeitos, você deve limpar o rosto com demaquilante e sabonete antes de deitar.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade