Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialista de Harvard revela dicas para equilibrar trabalho e vida pessoal

Estudiosos apontam que, para manter até mesmo o desempenho, é importante evitar estender a jornada profissional e valorizar os momentos livres

2 set 2025 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Em um mundo totalmente conectado, está cada vez mais difícil se desligar do trabalho após o fim do expediente. É comum que muitos recorram novamente ao computador ou ao celular corporativo assim que chegam em casa. Esse hábito pode parecer inofensivo, e até digno de elogios, mas, de acordo com especialistas, prejudica tanto a saúde física quanto a emocional.

Estudiosos apontam que, para manter até mesmo o desempenho no trabalho, é importante evitar estender a jornada e valorizar os momentos livres
Estudiosos apontam que, para manter até mesmo o desempenho no trabalho, é importante evitar estender a jornada e valorizar os momentos livres
Foto: Canva Equipes/jacoblund / Bons Fluidos

A longo prazo, pode até desencadear transtornos que comprometem a vida profissional, como a Síndrome de Burnout. Por isso, para manter o ofício e cuidar das relações pessoais, é importante buscar harmonia entre as duas áreas.

"Você trabalha duro e faz um trabalho que importa. Você merece atingir seus objetivos enquanto dá ao seu corpo e à sua mente o espaço de que precisam para alcançar também o desempenho ideal", apontou da especialista da Universidade de Harvard, Kate Northrup, ao 'O Globo'. 

Dicas para evitar que o trabalho afete o pessoal

A necessidade de balancear os campos, conforme afirma a estudiosa, já é um fato conhecido. No entanto, no dia a dia, muitas pessoas encontram dificuldades para colocar esse plano em prática. Basta deixar algumas tarefas de lado? E, se sim, essa mudança de comportamento não impactaria o emprego?

Essas são questões que surgem assim que alguém cogita adotar uma nova rotina. A resposta da especialista, para ambas, é não. Isso porque a primeira dica para alcançar o equilíbrio é revisar as obrigações e identificar quais tarefas realmente geram resultados e quais apenas atrasam.

Dessa forma, saberá o que deve se tornar prioridade, o que é passível de exclusão e o que não merece muita atenção. Essa delimitação de atividades ainda ajudará, principalmente, nos momentos em que as pessoas ficam indecisas se precisam continuar se dedicando após o horário ou se aquela demanda pode ser resolvida no dia seguinte.

De acordo com Kate Northrup, são nesses períodos que outra tática se mostra importante: a pausa para refletir. Ela explica que, muitas vezes, em meio ao desespero de entregar resultados, os indivíduos acreditam que irão perder o emprego. Assim, acabam estendendo a jornada de trabalho sem perceber que essa é apenas uma narrativa criada pela mente ansiosa.

Mais reflexão e busca por apoio

A especialista, portanto, recomenda parar ao menos cinco minutos para pensar antes de decidir prolongar o expediente, procurando sempre lembrar da divisão de tarefas. Ademais, Northrup indica tentar considerar o futuro.

"Quando me sinto presa a uma rotina ou padrão e tenho dificuldade em mudar meu comportamento, gosto de avançar rapidamente e perguntar ao meu eu de 85 anos o que ela gostaria que eu tivesse feito em meu momento atual de vida", esclareceu.

Por fim, ela também sugere compartilhar o processo de busca pelo equilíbrio com pessoas próximas. "Pode ser um mentor, um amigo ou um membro da família que você admire pela habilidade de realizar um ótimo trabalho e, ao mesmo tempo, se permitir viver a vida ao máximo. Esses indivíduos também podem oferecer dicas valiosas sobre como conseguiram desacelerar", afirmou.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade