Script = https://s1.trrsf.com/update-1750097109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Endometriose: conheça os principais sintomas e tratamentos

Entenda quais são os impactos da endometriose na vida da mulher e como lidar com os sintomas

10 jun 2025 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

A endometriose é uma condição ginecológica que atinge cerca de 15% das mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Ela caracteriza-se pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, o que pode causar dores intensas, alterações intestinais e até dificuldade para engravidar. Apesar da quantidade expressiva de pessoas atingidas, ainda existem muitas dúvidas em relação aos sintomas e tratamentos desta doença que é, muitas vezes, silenciosa.

Sintomas que vão além da cólica: entenda o que é a endometriose, condição que afeta milhares de mulheres no Brasil
Sintomas que vão além da cólica: entenda o que é a endometriose, condição que afeta milhares de mulheres no Brasil
Foto: Reprodução: Canva/Panuwat Dangsungnoen / Bons Fluidos

Sintomas que vão além da cólica

A dor durante a menstruação é o sintoma mais comum da doença. Em entrevista à CNN, a ginecologista Maíra Campos alerta que este incômodo pode surgir antes mesmo do início do sangramento e persistir por vários dias. "Além disso, é comum que pacientes com endometriose não respondam bem aos medicamentos usuais para a cólica", pontuou.

Quando a cólica menstrual interfere na produtividade do trabalho, estudos e na rotina como um todo, é um sinal de que algo está errado. Outros sintomas incluem dores durante as relações sexuais, alterações intestinais no período menstrual, fadiga e inchaço abdominal. Em casos mais graves, como a endometriose profunda, pode ocorrer dor ao urinar, sangue na urina ou nas fezes e dores pélvicas e lombares intensas.

Outro sinal impactante da doença está na dificuldade de engravidar. Cerca de 40% das mulheres com endometriose possuem o sintoma. Isso ocorre pois a presença de focos inflamatórios na região pode prejudicar a qualidade dos óvulos. No entanto, com o tratamento adequado, é possível reverter a situação.

Diagnóstico e tratamento

Atualmente, o único método definitivo para confirmar o diagnóstico é por meio da biópsia. No entanto, exames de imagem como a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética também oferecem alto grau de precisão.

O tratamento será indicado conforme a gravidade dos sintomas, localização das lesões e o desejo da mulher de engravidar. Métodos clínicos incluem o uso de anticoncepcionais, DIU e bloqueadores hormonais. Em certos casos, a cirurgia para a remoção dos focos da doença também é indicada.

Com sintomas que muitas vezes são normalizados, a endometriose segue sendo invisibilizada. Por isso, conhecer os sinais e buscar ajuda médica ao notar mudanças no ciclo menstrual é fundamental para garantir qualidade de vida e preservar a fertilidade.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade