Em competição mundial, panetone de chocolate do Brasil leva segundo lugar
A Panettone World Championship 2025 contou com duas outras categorias além desta, a de inovações e clássicos, mas a equipe brasileira não conseguiu se classificar; saiba mais
No último sábado (18), aconteceu a competição internacional, Panettone World Championship 2025, em que Brasil concorreu com Alemanha, Argentina, Austrália, China, Espanha, Japão, Peru e Taiwan. E entre três categorias, o segundo lugar da de panetone de chocolate foi do nosso país. Saiba mais:
Panetone de chocolate brasileiro no ranking
Acontece que o time Squadra Brasile criou um panetone de chocolate com massa repleta de lascas de chocolate e cobertura crocante de farinha de amêndoas e avelã. "Foi um tributo à elegância da tradição italiana em diálogo com a ousadia da confeitaria contemporânea", explicou o padeiro cearense, Brunno Malheiros, líder da equipe. Além dele, a receita foi também criação dos paulistas, Joze Nilson Diniz e Déborah Zanzini, além do nordestino Matheus Andrade. Dessa forma, se qualquer um deles quiser produzir e vender o doce natalino, pode.
Além desta versão, a equipe também criou um outro panetone inovador com doce de leite, maracujá, tapoca e coco ralado. Já para o clássico, optou por uma massa com uvas-passas, cidra e raspas de laranja cristalizada.
Sobre a competição
Apesar de a Panettone World Championship acontecer desde 2019, este ano foi a segunda vez que a disputa mundial aconteceu em equipes. Essas passaram uma semana se preparando em Verona, mas o júri bateu o martelo em Milão. Este, por sua vez, contava com jornalistas, confeiteiros conceituados, campeões das edições anteriores e italianos especialistas no assunto.
Já o ranking ficou assim: na categoria dos panetones de chocolate, Taiwan levou o primeiro lugar e Argentina, o terceiro; para a inovação, quem se destacou foi Austrália, seguindo de Argentina e Taiwan; quanto a performance dos clássicos foi tomada por Taiwan, Austrália e Argentina.