Digitalizar absolutamente tudo está reconfigurando nossos cérebros: "As novas gerações são as primeiras com um QI menor que o de seus pais"
Em um mundo que exige atenção e produtividade, esse comportamento que todos nós adotamos faz exatamente o oposto.
Vivemos em uma sociedade que demanda o máximo de produtividade e concentração, mas estamos, na verdade, reduzindo ambas. O jornalista e divulgador Johann Hari entrevistou centenas de neurocientistas sobre a capacidade de atenção e publicou seus achados no ensaio O valor da atenção: por que ela foi roubada de nós e como recuperá-la. Nele, afirmou que "hoje, atingir o estado de concentração necessário para executar tarefas intelectuais complexas é um sonho impossível".
A Dra. Gloria Mark, professora de Ciência da Computação e especialista em atenção e multitarefa, também aborda esse tema em seu livro "Como recuperar sua capacidade de atenção". Mark revela "descobertas surpreendentes sobre como a tecnologia afeta nossa capacidade de concentração", explicando que "em 2014, a atenção média de uma pessoa assistindo a algo em uma tela era de dois minutos e meio. Agora, são apenas 47 segundos".
Tecnologia e capacidade de atenção
...
Veja também
Pensávamos que éramos 8 bilhões no planeta. Até que alguns pesquisadores começaram a fazer as contas