Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Santo Antônio: confira 5 curiosidades sobre o casamenteiro famoso no Brasil

Ligado à religião e à filosofia desde jovem, a santidade foi primeiro agostiniano e depois franciscano

13 jun 2025 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários

Santo Antônio, conhecido como casamenteiro, é um dos mais populares no Brasil e no mundo. Antes da santidade, foi Fernando, um jovem dedicado à religião e à filosofia. Mas seus feitos fizeram com que se tornasse um símbolo de amor, simplicidade e compaixão. Neste 13 de junho, dia em que é celebrado, que tal descobrir um pouco mais sobre essa figura?

Ligado à religião e à filosofia desde jovem, antes de tornar uma figura sagrada, Santo Antônio foi primeiro agostiniano e depois franciscano
Ligado à religião e à filosofia desde jovem, antes de tornar uma figura sagrada, Santo Antônio foi primeiro agostiniano e depois franciscano
Foto: Canva Equipes/antoniogravante / Bons Fluidos

Curiosidades sobre a santidade

Nascido como Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, em Lisboa, Portugal, aos 15 anos, o jovem ingressou na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde permaneceu por quase uma década. No entanto, aos 24, ele se encantou pela missão dos franciscanos e resolveu deixar o antigo grupo para seguir uma vida baseada nos princípios de São Francisco.

Assim, na Ordem dos Frades Menores, mudou seu nome para Antônio e aderiu à santa pobreza e à fraternidade. De acordo com relatos, desde a infância e durante seu tempo como superior das consagrações, o santo realizou cerca de 53 milagres, envolvendo ressuscitações, curas ou revelações para descrentes. Um deles, revelado somente após sua morte, simboliza a representação de Antônio, que sempre aparece acompanhada do Menino Jesus.

Registros apontam que um homem hospedou a santidade em casa e, certa noite, chegou a vê-lo segurando Cristo, ainda criança, nos braços. Outro milagre fez com que o santo ganhasse fama entre os brasileiros e concretizasse o posto de casamenteiro. Segundo o Vatican News, uma jovem, que estava em busca de um noivo, atirou a imagem de Santo Antônio pela janela. O objeto, então, teria caído em um cavaleiro, que se apaixonou por ela no mesmo instante.

Destaque e celebrações

Além disso, a tradição conta que o santo ajudou outra mulher sem recursos a conseguir o valor do dote para poder se casar. No Brasil, com a vinda dos portugueses, essas histórias se espalharam e percutiram repetidamente. Por isso, desde então, milhares de pessoas realizam simpatias para atrair relacionamentos, usando o nome da santidade.

Hoje, Santo Antônio é padroeiro de pelo menos 105 cidades em 10 estados. Ademais, todos os anos brasileiros por todo o país celebram seu dia com diferentes festas e rituais, como as trezenas.

O sucesso de Fernando, no entanto, não é somente no território nacional. Em Pádua, na Itália, local em que ele viveu e onde faleceu, ocorre, no dia 15 de fevereiro, a festa da língua. O evento surgiu após encontrarem esse pedaço do corpo de Santo Antônio praticamente intacto, 40 anos depois de sua morte.

Oração para Santo Antônio

"Querido Santo Antônio, fostes um exímio pregador e servo do Senhor. Ensina-me a ser também uma serva fiel e entregue aos desígnios de Deus para a minha vida. Quero conseguir também viver conjugando mente e coração, estudo e oração. Amém!".

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade