Sou cardiologista e garanto: "As pessoas que bebem azeite de oliva extravirgem todo dia têm 28% menos probabilidade de sofrer de demência"
Uma colher de azeite por dia pode proteger seu cérebro e seu coração. Quem não quer envelhecer com mais saúde e disposição?
Você já deve ter ouvido falar que o azeite de oliva extravirgem faz bem para a saúde, certo? Pois saiba que esse hábito pode ser ainda mais poderoso do que você imagina. Além de dar um toque especial em saladas, massas e até em pratos assados, esse óleo vegetal pode ser um verdadeiro protetor do seu coração e até do seu cérebro.
O cardiologista espanhol Aurelio Rojas revelou em suas redes sociais que consome uma colher de chá de azeite extravirgem todos os dias - e recomenda o mesmo para seus pacientes. Segundo ele, essa prática simples está ligada a benefícios impressionantes, inclusive a redução do risco de demência.
Azeite de oliva: o ingrediente que protege o cérebro
Em um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que acompanhou mais de 92 mil adultos ao longo de 28 anos, os pesquisadores descobriram que quem consome ao menos 7 gramas de azeite de oliva por dia tem 28% menos risco de morrer por causas relacionadas à demência.
E os benefícios não param por aí. De acordo com Rojas, já existem várias pesquisas mostrando que o azeite extravirgem pode reduzir em até 30% o risco de infarto e AVC, ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL), combater inflamações, proteger o intestino e até retardar o envelhecimento celular.
Mais que coração: benefícios para o corpo inteiro
...
Veja também
Azeite de oliva: benefícios, tipos, cuidados e receitas
Os estudos já responderam se cozinhar com azeite de oliva faz mal, mas por que pouca gente acredita?
Azeite pode reduzir risco de Alzheimer; veja outros alimentos preventivos
Óleo de cozinha pode ser reutilizado? Saiba o que fazer para usá-lo mais vezes