Show! A torta de uva da minha avó
A torta de uva da minha avó ee realmente um show de tão linda e gostosa
A torta de uva da minha avó ee realmente um show de tão linda e gostosa. Minha avó não era uma grande cozinheira, mas ela tinha duas receitas excelentes - a primeira delas era um caldo de galinha sobre o qual ela jurava de pés juntos. Era bom, mas ela achava que o caldo era muito bom para as moças da família tomarem durante a gravidez. Um pouco monótono para tomar por nove meses. Mas, segundo ela, todas nasceram com a pele boa.
A segunda receita é de origem russa. Ela era polonesa da fronteira com a Rússia, e na época das uvas pretas fazia uns pães tipo brioche recheados com uma mistura destas com açúcar e maizena. Muito bom. Eu usei o recheio e fiz uma massa pobre meio durinha. A receita é fácil, fácil.
Receita
Porções: 8 porções com 10 cm
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes:
- 500 g de uvas pretas sem caroço
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Para a massa:
- 1 / 2 xícara de manteiga gelada
- 2 xícaras de farinha
- 1 / 4 de xícara de água fria
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Para untar a massa:
- 1 ovo misturado com um colher de sopa de cachaça ou rum - para tirar o sabor forte do ovo
Instruções:
- Comece preparando o recheio - solte as uvas do cabo, acrescente o açúcar e o amido de milho, e misture todos os ingredientes ou com as mãos ou com uma espátula.
- Coloque a farinha, a manteiga cortada em pedacinhos, e o açúcar na batedeira ou processador de alimentos.
- Bata um pouco até obter uma farinha grossa, junte o ovo, e sem parar de bater, acrescente a água bem aos poucos. Só até a massa começar a formar uma bola. Transfira a massa para uma tábua untada. E faça uma bola, se estiver quebradiça e solta molhe a palma da mão e amasse. Ou, do contrário, acrescente um pouquinho de farinha.
- As tortinhas da foto foram assadas em formas com 10 cm de diâmetro, mas podem ser assadas em formas de empada também.
- Unte as formas levemente com manteiga, forre a forma com a massa.
- Misture o recheio mais uma vez, e distribua dentro das formas. Abra um pouco da massa, e corte-as com um cortador de biscoito em formato de flor ou folha. Arrume sobre a torta como se fosse uma cestinha.
- Pincele a massa com o ovo dissolvido na cachaça. Asse no formo médio para alto por aproximadamente uma hora.
Notas
O recheio da torta de uva preta transborda enquanto assa, por isso coloque sob a forma um tabuleiro bem grande com dois dedos de água. A água impede que o recheio derramado queime e faça fumaça no forno.