Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De bolsa a fazenda: confira mais de 60 bolos com formatos inusitados

Compartilhar
Exibir comentários

Quem planeja uma grande festa sempre quer que tudo seja especial. Por isso, algumas pessoas não se contentam com o tradicional bolo de chocolate e investe em verdadeiras obras de arte. E quando o homenageado tem uma paixão então, nascem os bolos temáticos. A arte de criar doces com formas e desenhos inusitados é antiga, mas aqui no Brasil os bolos artísticos ainda vêm cavando espaço no mercado. “Trabalho com bolos há 18 anos. Comecei no aniversário de um ano do meu filho, queria fazer algo diferente e acabei preparando um bolo com formato de carinha. A partir daí, me apaixonei. Mas ainda hoje há uma dificuldade para encontrar alguns materiais”, relata Luciane Ribeiro, da Lu Bolos.

A páscoa ganhou uma cara especial com o bolo da A de Açúcar
A páscoa ganhou uma cara especial com o bolo da A de Açúcar
Foto: Divulgação

A inspiração para começar essa carreira muitas vezes vem de fora ou de alguma outra cake designer. “Vi na TV a Marcela Sanchez fazendo um ursinho e não acreditei na facilidade com que ela modelava aquilo. Sentei e assisti o programa todo e passei a acompanhá-lo, fiquei fascinada! Durante um ano fiz quatro cursos com ela até a Marcela me mandar embora dizendo que eu não precisava mais”, diz Inês Ferreira Brito, da The Best Party. Para se especializarem esses artistas da confeitaria também costuma recorrer para cursos e congressos no exterior.

A precisão e perfeição são importantíssimas para os cake designers, mas acima de tudo vem a criatividade. Animais, esportes, carros, filmes...tudo pode servir de tema para eles. Em países como Estados Unidos e Austrália, onde esse tipo de confeitaria é mais comum, existem diversas competições voltadas para os bolos artísticos. “Resolvi testar minha criatividade no Ms Trophys, em 2009, que aconteceu aqui no Brasil. Ganhei terceiro lugar com um bolo em formato de fonte”, conta Inês, há menos de cinco anos no mercado.

Nessa arte vale tudo, mas o que os clientes mais valorizam é o produto individualizado. Segundo Luciane, apesar do extenso catálogo dificilmente faz dois bolos exatamente iguais. “As pessoas procuram um bolo que seja exatamente do jeito que querem, a sua cara mesmo. Por isso, é tão especial”, defende. Mesmo assim, ainda tem muita gente que fica desconfiada com o sabor dessas obras de arte. “Aqui no Brasil apreciamos o bolo úmido, doce, bem recheado, diferente dos bolos artísticos de fora, que são bem mais secos. Mas já melhoramos muito e as pessoas estão valorizando mais isso e querem se divertir com nossos bolos”, afirma Inês.

Esses bolos também abrem espaço para muita história e brincadeira. “Acho fantástico poder transformar um sonho, um desejo, em um bolo. Já fiz vários clientes chorarem de emoção ao ver o bolo pronto e também já chorei muito ao ouvir suas histórias. Porém, em geral, sempre rimos muito, tanto durante a execução como na entrega. Amo o meu trabalho e me divirto muito fazendo isso”, relata Inês. Para Luciane a expectativa da entrega e a satisfação dos clientes também são as partes mais gratificantes do trabalho. “Ver o sorriso de uma criança ao ver seu bolo de aniversário não tem preço. É esse tipo de coisa que nos faz buscar mais cursos e conhecimentos para melhorar sempre”, garante.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade