Poucas pessoas sabem, mas colocar essa fruta no feijão pode ajudar a combater a prisão de ventre
O feijão é fonte de fibras, mas pode causar gases e constipação a depender do preparo
É fato que o feijão é um dos alimentos mais amados entre os brasileiros. E a boa notícia é que além de ser saboroso e um ótimo companheiro do arroz, o feijão também é excelente para a saúde, afinal, ele é rico em ferro, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B.
No entanto, não é sempre que o feijão é herói. Ao MinhaVida, a gastroenterologista Fernanda Rodrigues Gouveia da Mata explica que, embora seja rica em fibras, que tendem a ajudar no funcionamento do intestino, essa leguminosa pode causar o efeito contrário a depender da hidratação do indivíduo.
"Em algumas pessoas, o feijão pode causar constipação ou gases, especialmente quando o consumo de fibras não vem acompanhado de água suficiente. Isso acontece porque o excesso de fibras sem hidratação adequada pode ressecar o bolo fecal".
Leia também: Esses são os alimentos que não podem ser cozidos junto com feijão e você não faz ideia
Como evitar que o feijão prenda o intestino?
Para além do fator hidratação, essencial para que as fibras do feijão não ressequem o bolo fecal, deixar a leguminosa de molho também pode ajudar a prevenir a constipação.
"O ideal é deixar o feijão de molho antes do preparo, trocar a água e garantir o consumo adequado de líquidos ao longo do dia. Isso reduz fatores antinutricionais e melhora a digestibilidade. Além disso, variar as fontes de fibras na dieta (frutas, verduras, cereais integrais) também ajuda", recomenda a médica.
O truque da maçã no feijão
...
Veja também
O feijão não caiu bem? Entenda por que alguns alimentos causam má digestão
Não é o preto, nem o carioca: esse é o feijão que possui mais fibra e pouca gente ainda consome
Muitos fazem errado, mas aqui está o jeito certo de deixar o feijão de molho (e outras leguminosas)