Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que temos desejos por doces na TPM? Nutri explica e sugere substitutos

25 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Na TPM é comum sentir vontade de comer mais doces e carboidratos
Na TPM é comum sentir vontade de comer mais doces e carboidratos
Foto: iStock

A compulsão por doces na TPM (tensão pré-menstrual) tem explicação. Devido à queda da serotonina no período pré-menstrual, é comum aumentar o desejo por doces e carboidratos.

"É aquele tipo de comida que nos dá uma sensação de conforto, quase um abraço", explica a nutricionista Cristiane Silveira Dutra Molina.

O problema de atender aos desejos do seu corpo nesse período são os efeitos colaterais que esse tipo de alimentação e a queda hormonal trazem. Surgem síntomas como fadiga, dores de cabeça, tremores, tonturas, oscilações de humor, ansiedade, depressão e compulsão alimentar.

Na TPM, nossos melhores amigos são os alimentos ricos em L-Triptofano como:

  • banana
  • nozes
  • castanhas
  • feijão
  • lentilha
  • damasco
  • aveia
  • abacate
  • arroz integral 
  • mel
  • avelã

É também importante incluir vitaminas do complexo B na dieta, principalmente no final da tarde. Essas vitaminas são encontradas em cereais integrais, sementes de abóbora, girassol, gergelim, linhaça, grãos.

A compulsão não é algo simples de controlar, mas tente seguir essas dicas para passar por esses dias com menos turbulência e mais saúde.

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade