O truque japonês para evitar que as maçãs cortadas oxidem (sem precisar usar sal)
Métodos simples ajudam a manter a cor e a qualidade das maçãs cortadas por mais tempo
Você já teve uma surpresa desagradável na cozinha? Como quando a pimenta usada no refogado ficou muito mais ardida do que o esperado, ou quando algumas pitadas de sal mudaram completamente a consistência e o sabor de um prato. São situações fora do nosso controle que podem atrapalhar a refeição.
Há também os alimentos cujo comportamento já conhecemos, mas não conseguimos evitar. É o caso da maçã, que começa a escurecer assim que é cortada — um processo conhecido como oxidação. Não existe uma técnica definitiva para impedir isso, mas um método japonês pode ajudar a prolongar a vida útil da fruta.
O método japonês que evita a oxidação da maçã
A dica vem do perfil @rimama_kurashilabo, no Instagram, que mostra uma alternativa ao truque de mergulhar os pedaços de maçã em água com sal — solução que muitas vezes deixa a fruta com gosto salgado e tira o equilíbrio do sabor adocicado.
A técnica é simples: basta mergulhar a maçã em água com açúcar. Dissolva uma colher de sopa de açúcar em 200 ml de água e deixe os pedaços de maçã cortada de molho por três a cinco minutos. O resultado é que a fruta mantém sua cor natural.
...
Veja também
O truque simples para deixar o purê de batata mais cremoso (e não é leite nem manteiga)
Como aproveitar ao máximo a proteína do ovo: a maneira como você o cozinha é crucial