O segredo para cozinhar brócolis congelado sem que ele fique mole
Técnicas simples ajudam a preservar a firmeza e o sabor do vegetal mesmo após ser cozido
O brócolis congelado é uma opção prática para consumir essa verdura em qualquer época do ano. Ele pode ser encontrado na seção de congelados de praticamente todos os supermercados, desde grandes redes até pequenos estabelecimentos de bairro.
É vendido em diferentes tamanhos e pode ser encontrado em pedaços inteiros, cortado ou em misturas com couve-flor e cenoura.
Como já vem lavado e cortado, o brócolis congelado economiza tempo na cozinha. Pode ser rapidamente misturado em uma frigideira com sobras de massa ou arroz e molho de soja, por exemplo, permitindo preparar um prato para o almoço ou jantar em menos de 10 minutos. Também é uma boa opção para incluir em receitas saudáveis que ajudam a reduzir calorias e aumentar a ingestão de fibras.
Apesar da praticidade, manter o brócolis congelado crocante após o cozimento pode ser um desafio. O segredo está em aplicar uma técnica simples que preserve a estrutura do vegetal. Desde não descongelá-lo previamente até controlar o tempo de cozimento, cada passo é essencial.
Um dos erros mais comuns é descongelar o brócolis antes de cozinhar. Isso não só é desnecessário, como também pode fazer com que ele absorva água e fique mole. O ideal é cozinhar diretamente do congelador, em forno pré-aquecido a 220 ºC ou em uma frigideira quente, sem óleo, sal ou temperos, por 12 a 15 minutos.
...
Veja também
Brócolis: benefícios, receitas e como cozinhar
Esse truque de chef ajuda a deixar o brócolis verdinho mesmo depois de cozido