Não é só com água: nutricionista revela a forma certa de consumir chia, aveia e linhaça
Preparar chia, aveia e linhaça do jeito certo faz toda a diferença. Descubra por que seu corpo pode estar perdendo nutrientes.
Se você costuma colocar chia, linhaça ou aveia direto na água e beber, achando que está tirando o máximo proveito, temos uma notícia: talvez você esteja desperdiçando a maior parte dos benefícios desses ingredientes. De acordo com o nutrólogo Felipe Gazoni, o preparo certo faz toda a diferença para que o corpo consiga absorver realmente todos os nutrientes desses alimentos:
"Não basta misturar só com água. É preciso considerar a ciência da biodisponibilidade dos nutrientes, que mostra que alguns compostos precisam de hidratação, trituração ou fermentação para serem melhor aproveitados", explica.
Essas sementes e cereais são ricos em fibras, proteínas, ômega-3 e compostos bioativos, mas também contêm antinutrientes — como os fitatos — que podem dificultar a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio. Com o preparo correto, você não só potencializa os benefícios como também evita a constipação intestinal.
Chia
Rica em fibras e ômega-3, a chia forma um gel (mucilagem) quando entra em contato com líquidos — processo que ajuda a digestão e o aproveitamento dos nutrientes. "Se for consumida sem hidratar, ela pode absorver água do intestino e causar constipação", alerta Gazoni.Melhor forma de consumo: deixe de molho por pelo menos 30 minutos (o ideal são 8 horas) em água, suco de limão, iogurte ou outra bebida.
Linhaça
...
Veja também
Linhaça: benefícios, propriedades e como consumir
A chia que você tem na cozinha pode crescer e virar uma salada: me ensinaram como fazer
Semente de chia no café da manhã: descobrimos um ótimo benefício para quem tem mais de 50 anos
Chia faz bem, mas não para todo mundo: descubra quem não pode consumir