Há anos usamos adoçantes sem calorias; agora entendemos por que eles nem sempre ajudam na perda de peso
A sucralose adoça sem fornecer calorias, mas um novo estudo pode estar nos deixando com fome
O açúcar é um dos alimentos mais comuns e um dos que mais gera polêmica na alimentação. O consumo excessivo de açúcar pode estar ligado a diversos problemas, desde os bucais até o diabetes. Os adoçantes artificiais, usados às vezes para reduzir o consumo de açúcares convencionais, podem ser mais saudáveis, mas não menos controversos.
Menos açúcar, mais fome
Um estudo recente descobriu que alguns adoçantes artificiais podem afetar os sinais que regulam nosso apetite a nível cerebral. A equipe responsável pelo estudo observou que a sucralose tem um efeito menos saciante do que a sacarose, o açúcar convencional de mesa.
A sucralose é um adoçante artificial, um dissacarídeo — um açúcar composto pela união de dois açúcares simples. Sua capacidade adoçante é até 600 vezes maior que a da sacarose, mas nosso corpo não a absorve da mesma forma. Isso implica que esse adoçante não fornece calorias ao nosso organismo.
Isso poderia explicar o fenômeno observado: nosso corpo percebe o sabor doce e se prepara para a ingestão de calorias. O corpo simplesmente estaria respondendo à ausência de energia recebida.
75 participantes
No estudo, participaram 75 pessoas que atuaram tanto como grupo experimental quanto como grupo controle em sessões distintas, separadas por dias ou semanas. Os participantes, homens e mulheres, alguns com peso "saudável" e outros com sobrepeso ou obesidade, consumiram três bebidas preparadas nas diferentes sessões experimentais às quais foram submetidos.
Essas ...
Matérias relacionadas