PUBLICIDADE

Guia do café perfeito: descubra os diferentes jeitos de fazer o queridinho nacional

Coado, espresso, gelado ou em drinques diversos, o café é ingrediente versátil e delicioso; confira receitas

17 mai 2024 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

Tem coisa mais brasileira do que um bom café? O cafezinho de cada dia já virou uma instituição nacional e não parou no tradicional. Diversas versões da bebida podem ser encontradas pelo país, inclusive com influências estrangeiras. Do coado a cafés diferentões e drinques irresistíveis, esse ingrediente delicioso é capaz de maravilhas.

Barista fazendo café filtrado
Barista fazendo café filtrado
Foto: Bogdan Kurylo/iStock

Coado, espresso e prensado

O café coado de cada dia não poderia ser mais simples: água, pó de café e um bom coador. Já o espresso é feito sob pressão, uma vez que a máquina específica destinada para esse preparo força a água quente a passar rapidamente pelo café moído, proporcionando uma bebida mais intensa.

Por sua vez, o prensado pode ser feito em uma prensa francesa e é um método de preparo por infusão, ou seja, nesse caso, os grãos moídos de café ficam em contato direto com a água quente, bem como as ervas de um chá.

Cold Brew

Uma versão de café gelado, o cold brew é bebida garantida em cafeterias mundo afora. O grande segredo desse tipo de café é o uso de água gelada, sem levar ao fogo. A receita básica de cold brew consiste em mergulhar um filtro com café moído na água e levá-lo à geladeira por 18 a 24 horas.

Cafés diferentes

Os baristas sempre inovam nas receitas com café. Essa criatividade rendeu diversas bebidas especiais e diferentes, como o Mocha - que leva café espresso, leite e calda de chocolate - e lattes - à exemplo o pumpkin spice latte, com maple syrup, purê de abóbora e café.

Em drinques alcoólicos

Enquanto os baristas proporcionam bebidas quentes e geladas não alcoólicas, os mixologistas também usam e abusam do café. Um dos grandes clássicos da coquetelaria é o espresso martini, que leva vodca e café. Outro drinque tradicional é o irish coffee, com uísque irlandês, Baileys e café espresso. Aprenda a fazer sua versão gelada aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade