PUBLICIDADE

Quentinho e saboroso! 6 Dicas para preparar o café coado perfeito

Na hora de fazer um café coado, vários erros podem surgir; veja como preparar a bebida da forma correta e se delicie!

8 mai 2024 - 11h15
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Para muitas pessoas, fazer o café coado é a primeira tarefa de qualquer dia - afinal, há quem não consiga acordar antes de uma boa xícara. Porém, você já se perguntou por que essa bebida feita em casa às vezes não fica tão gostosa quanto aquela que você bebe na sua cafeteria preferida?

Basicamente, é porque muitos desses lugares usam alguns truques e dicas importantes para conseguir um café ainda mais saboroso que o normal. Muitas vezes, eles têm a ver com a água e o café usados e o armazenamento dos grãos ou do pó, por exemplo.

Quer entender melhor como preparar um café coado maravilhoso? Veja as dicas a seguir:

Entenda como preparar café coado corretamente
Entenda como preparar café coado corretamente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1 - Escolha um bom café

Existem vários tipos diferentes de café, e não é só comprar qualquer um, viu? Pesquise e atente-se para questões como o ponto da torra, fragrância, corpo, acidez, doçura, entre outras. Assim, vai conseguir escolher aquele que mais agrada o seu paladar.

Uma informação importante, nesse momento, é que o 100% arábica é considerado o melhor tipo de café.

2 - Saiba a temperatura correta da água

Muitos pensam que é só a água estar bem quente, até fervendo. Entretanto, se a água ferver por mais do que um minuto, pode até dar um sabor ruim no café. O mais certo é que ela esteja em uma temperatura de 90 a 95ºC. Se puder, compre um termômetro para medir isso.

3 - Não use água da torneira

Outra dica sobre a água é que não deve ser usada a da torneira, pois mesmo que muitos pensem que todas as impurezas vão sair na hora de ferver, o cloro não vai. Utilize a filtrada ou a mineral.

4 - Escalde o filtro

Essa é aquela dica especial que as cafeterias fazem e a maioria das pessoas não sabe! Para escaldar o filtro, entorne água nele todo. Isso vai tirar o sabor de celulose dele, que poderia acabar passando para a bebida. Sobre o material do filtro, escolha sempre o de papel, não o de pano.

5 - Entenda a proporção ideal de café e água

A proporção correta é de 10 a 12g de café (mais ou menos uma colher de sopa) para cada 100ml de água. Se colocar demais ou menos do que isso, pode não ficar tão perfeito.

6 - Armazene o café da maneira certa

Os potes de café decorativos são lindos, contudo não são a melhor forma de armazená-lo. O mais adequado é deixar na embalagem original, pois isso evita a oxidação. O truque é fechar bem e deixar em algum local longe de umidade, claridade e altas temperaturas.

Dica extra: use o café em grãos

Agora que você já sabe como preparar um bom café coado, uma dica extra é, se possível, usar a versão em grãos. Isso porque, moendo na hora mesmo, as particularidades de sabor e aroma são mais mantidas.

Seis bolos de vó para fazer no domingo de Dia das Mães Seis bolos de vó para fazer no domingo de Dia das Mães

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade