PUBLICIDADE

Dica de mãe e chef: ideias de comidinhas para a lancheira

A chef Giu Giunti, mãe de duas meninas, dá dicas para o dia a dia da lancheira das crianças

4 ago 2022 - 15h40
(atualizado em 5/8/2022 às 10h56)
Ver comentários
Publicidade

Quando o assunto é lancheira já dá até aquele frio na barriga, já vem a cobrança junto de que devemos proporcionar uma alimentação saudável, que precisamos ser criativos e acima de tudo agradar os pequeninos que costumam ser bem exigentes. Eu diria que montar o lanche é uma das missões mais complexas. Brincadeiras à parte, essa rotina de lancheira balanceada é bem desafiadora na maioria dos lares. Aqui na minha casa tenho duas filhas e não é diferente, uma de 4, e outra de 7 anos. Elas possuem gostos e preferências bem diferentes e raramente consigo montar o mesmo tipo de cardápio para as duas. 

Uma lancheira equilibrada e com temperatura ideal significa saúde para seus filhos!
Uma lancheira equilibrada e com temperatura ideal significa saúde para seus filhos!
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Algo que notei ser muito importante e que talvez possa passar desapercebido, é a maneira como armazenamos os alimentos. O ideal é uma lancheira com revestimento térmico, ela ajuda a manter uma condição mais adequada, embora ela não mantenha a temperatura fria dos suquinhos ou frutas, ela não fica tão aquecida quanto uma lancheira sem esse tipo de material. Outro item que considero indispensável, são os potes térmicos que funcionam tanto para os lanches quentes como frios. Esses sim, mantém a temperatura mais fielmente e a comida perde menos qualidade na hora da criança se servir do alimento que fica mais preservado e fresco.

Além dos potes e lancheiras adequados, outro item que os baixinhos adoram é quando o lanche é mais lúdico, adoro usar saquinhos coloridos, mandar recadinhos, ou até mesmo desenhar nas frutas. Esses dias eu conversando com a minha caçula falei: “Marina, hoje vou mandar de lanche uma banana, o que você acha?” Ela recusou na hora. Aí eu falei: “Olha, acho que vai ser a banana mais enfeitada da escola, escrevi seu nome e fiz corações, quer ver?”. Na hora ela AMOU a banana que poucos segundos atrás estava recusando. Veja a foto de como ficou abaixo: 

As crianças adoram alimentos lúdicos!
As crianças adoram alimentos lúdicos!
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Uma outra forma de facilitar a aceitação do lanche é convidar e incluir as crianças na hora de preparar essa atividade. Sei que muitas vezes pela rapidez e praticidade tomamos frente da situação, escolhemos e fazemos tudo sozinhos, sem a ajuda ou participação deles. Percebo que a comida fica muito mais interessante quando elas ajudam a selecionar, preparar e isso as deixa muito orgulhosas de ver que são capazes de fazer algo por elas mesmas.

Abaixo vou deixar algumas dicas de itens para montar a sua lancheira. Procure incluir sempre, uma proteína, um carboidrato e uma fruta/vegetal. Esse equilíbrio dos alimentos garante uma maior saciedade por mais tempo. Se seu filho comer apenas carboidratos e muito açúcar como por exemplo: 1 bolinho com recheio de chocolate, 1 suquinho de uva e um pão, ele estará consumindo muito açúcar e carboidrato, o que fará com que sinta fome mais rapidamente. 

Dicas de comidinhas para a lancheira:

- Ovinho de codorna com sal

- Ovo cozido

- Milho (de lata) aquecido com sal e azeite (a manteiga quando esfria endurece, use o azeite)

- Edamame (soja verde) 

- Palitinhos de pepino com sal

- Tomatinho cereja com azeite, sal e orégano

- rolinhos de presunto e queijo

- tirinhas de queijo muçarela de búfala

- Iogurte de fruta, ou com fruta

- Banana com a casca desenhada (use um palito para desenha, como na foto)

- Uvas, morango, manga, melão

- Kiwi (cortado ao meio e come de colher)

- Maçã (cortada ao meio com a casca embalada com papel filme para não escurecer)

- Laranja cortadinha sem casca

- Panqueca de banana com aveia

- Pão de queijo

- Sanduichinhos com patê de atum / ricota com azeitona

- Biscoitos sem recheio

- Suco de maçã ou uva integral

- Muffin salgado (use uma receita de torta de liquidificador e forminhas de cupcake)

- Bolo caseiro sem cobertura

- Biscoito de Polvilho

- Pipoca 

- Alga Marinha (ela vem embalada individual, encontramos em alguns supermercados na parte de importados)

Dica, para as bebidas chegarem bem fresquinhas na escola, você pode deixar ela no congelador por umas 2 horas antes de montar a lancheira, isso faz muito sucesso por aqui!

Espero ter ajudado um pouco nessa missão tão importante e que nos exige muito.

Compartilhe com a gente suas ideias de lancheira também! 

 

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Publicidade
Publicidade