Descongelar alimentos fora da geladeira é uma má ideia, segundo a ciência
A maneira mais segura de descongelar é na geladeira, e assim evitaremos possíveis riscos alimentares
Você chega em casa e percebe que esqueceu de preparar o almoço. É hora de descongelar algo que você tem no congelador. Mas deixá-lo descongelando do lado de fora é a pior coisa que você pode fazer. E não somos nós que estamos dizendo isso, é a ciência.
Pode parecer inofensivo, mas se você deixar um bife em temperatura ambiente ou no parapeito da janela, exposto ao sol, estará colocando sua saúde em risco. Embora não pareça, ocorrem mudanças nesses alimentos (e em qualquer outro alimento) que podem levar à intoxicação alimentar. Esse comportamento estimula o crescimento e a proliferação de bactérias perigosas à saúde.
Leia também: Receitas com carne: confira 12 opções saudáveis
Benefícios do congelamento
Quando congelamos alimentos, independentemente do tipo, transformamos a água presente neles em gelo. A explicação é simples, mas é clara. O congelamento paralisa a atividade metabólica das bactérias responsáveis pela deterioração. Durante o congelamento, os alimentos praticamente não sofrem alterações significativas.
De fato, alguns alimentos, como alguns vegetais, às vezes congelados, retêm suas propriedades melhor do que os frescos. Isso é ideal quando a chegada ao ponto de venda na cadeia de distribuição pode levar muito tempo.
Como o congelamento adequado mantêm os alimentos seguros por longos períodos, os tempos de armazenamento recomendados baseiam-se exclusivamente em critérios de qualidade. Estes são os tempos de armazenamento para cada alimento.
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Cada um tem seu método, mas essas são as melhores maneiras de desinfetar frutas e vegetais