PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dica de Chef: os diferentes tipos de massas e os modos de preparos indicados

A Chef Giu Giunti te ensina o melhor jeito de usar os vários tipos de massas disponíveis, desde a folhada até a de liquidificador; veja!

27 out 2022 - 14h13
Compartilhar
Exibir comentários

Existem muitos tipos de massas, a folhada, para torta, massa podre, filo, de liquidificador e por aí vai… Cada uma tem uma característica, sabor e finalização diferente. Já trabalhei com todas elas e para cada preparo uso uma. 

Torta de palmito
Torta de palmito
Foto: jessica cardozo / iStock

A massa folhada é a minha queridinha, adoro o sabor amanteigado, sua textura crocante e as mil folhas que se formam depois de assada. A massa folhada é feita à base de farinha de trigo e manteiga na mesma proporção, água e sal. É complicada de fazer, mas, para nossa sorte existem ótimas opções no mercado. Gosto bastante de fazer lanches salgados para tarde ou até mesmo uma sobremesa como um strudel de maçã. 

Já a massa podre é feita de farinha de trigo, ovo, manteiga e sal. É muito usada para bases de tortas, porque o ovo tem a função de dar a liga na massa para deixar mais crocante. A massa pâte brisée é bem parecida com a massa podre, mas a diferença é que não leva ovo e sim água gelada para dar liga. A massa fica super crocante na mordida e desmancha na boca, ideal para prepar quiches.

Massa filo é aquela fininha super utilizada na culinária árabe, possui uma textura sequinha e requer agilidade para trabalhar, de tão fininha ela resseca muito rápido. Para evitar o ressecamento é necessário usar um pano úmido para cobrir e preservar a massa fresca. Feita com água, sal, farinha de trigo, óleo e um toque de acidez, tem um sabor neutro aceitando preparos doces e salgados. Quando eu uso, gosto de deixar ela bem douradinha, para isso uso azeite ou manteiga para ajudar a dar cor.

Massa de liquidificador é super cremosa, geralmente leva fermento para bolo e precisa de óleo e ovos para dar aquela consistência cremosa. São super práticas para o dia a dia e para um lanche da tarde, aceitam muitos recheios e é super fácil de preparar. É uma massa mais fofinha e parecida com um bolo, só que salgado.

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade