O que acontece quando você come beterraba todo dia?
A beterraba é um vegetal rico em nutrientes, e, quando consumida diariamente, pode trazer uma série de efeitos positivos para a saúde. Embora seja frequentemente associada ao suco matinal ou às saladas, incorporar o alimento de forma regular na rotina alimentar tem impactos benéficos.
A Dra. Priscila Antunes, médica especializada em saúde integrativa, destaca que é importante não misturar a beterraba com o feijão na hora do cozimento. "O oxalato dessa beterraba prejudica a absorção do ferro presente no feijão. Cozinhe eles separadamente e pode comer junto", explicou ela em seu perfil do Instagram.
A especialista destaca alguns benefícios do alimento. "Ela melhora a pressão arterial porque ela dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação", diz.
Além disso, a beterraba dá mais energia para o treino: "Porque o nitrato otimiza o uso do oxigênio no músculo, aumentando assim o desempenho e reduzido a fadiga", complementa.
Como é um potente anti-flamatório e antioxidante, a betaína que dá essa coloração ao alimento combate radicais livres, protege as células e reduz inflamações.
A médica recomenda um suco de beterraba diário. "Ela é ótima para o fígado porque a betaína apoia as enzimas hepáticas no processo de detoxificação e metabolismo de gorduras", diz.
A vitamina C presente na beterraba deixa a pele mais saudável porque estimula colágeno e as fibras melhoram o funcionamento intestinal.
"Mas atenção, se você tem muito cálculo renal, por conta do oxalato, você tem que consumi-la moderadamente", conclui.